Lukaku foi o garçom da estrondosa virada da Inter sobre a Lazio e deixou na bandeja o possível scudetto do Napoli
A Inter fez uma grande atuação contra a Lazio, mas precisou de força mental para construir a virada por 3 a 1 apenas nos 15 minutos finais
Não eram só os torcedores das torcidas envolvidas que assistiram ao Internazionale x Lazio deste domingo com tremenda atenção. O resultado da partida no San Siro, afinal, tinha peso para influenciar a conquista do Scudetto mais tarde. Porém, acima de tudo, era um duelo também de extrema importância na briga pelas vagas na Champions League. E a Inter, pressionada, conquistou uma virada excepcional – que por tabela apeteceu ao Napoli. Os nerazzurri eram melhores desde o primeiro tempo, mas entregaram o gol que deu a vantagem aos laziali em Milão. Depois disso, a equipe da casa precisou martelar mais na segunda etapa, e não conseguia endereçar a bola nas redes, apesar da excelente atuação. Isso até que Romelu Lukaku fizesse a diferença nos 15 minutos finais. Não foi um domingo de artilheiro do belga, mas sim de garçom. Entregou dois bolões que valeram a vitória por 3 a 1 e reavivam as expectativas dos interistas pelo G-4.
A Inter saiu para o jogo disposta a melhorar sua situação na tabela da Serie A. Os nerazzurri conseguiram ter o controle da posse de bola e empurrar a Lazio para trás. Antes dos cinco minutos, já veio o primeiro bombardeio dos interistas. Ivan Provedel salvou os laziali, com boas defesas contra Marcelo Brozovic e Federico Dimarco. As chances não seriam tão frequentes, mas o volume dos anfitriões era claramente superior. Henrikh Mkhitaryan aparecia bastante no meio e voltaria a testar Provedel. Já aos 25, a Inter teve um gol anulado por um impedimento mínimo. Foi um lindo contragolpe, em que Brozovic acionou Joaquín Correa e este cruzou para Mkhitaryan definir. Pouco adiantou.
O lance não apenas pesou contra a Inter, como também despertou a Lazio. Os biancocelesti melhoraram na sequência do duelo, especialmente pela forma como passaram a morder mais na marcação. E isso seria essencial para que o placar fosse inaugurado, aos 30. Também foi uma grande cortesia de Francesco Acerbi, que perdeu a bola na entrada da área. Com muito espaço, ficou fácil para Felipe Anderson mandar para as redes a primeira finalização dos laziali. Numa recuperação com participação de Ciro Immobile, o brasileiro tabelou com Luis Alberto e finalizou com precisão da entrada da área.
A Lazio seguiu mais animada depois do tento. E ainda pressionando, o que era importante para forçar os erros dos adversários. A Inter levou um tempo um pouco maior para conseguir se recuperar, mas voltaria a buscar o gol por volta dos 40 minutos. Mkhitaryan e Nicolò Barella tentaram chutes perigosos, mas que não encontraram o caminho da meta adversária. E quase um desleixo defensivo dos milaneses valeu o segundo dos romanos antes do intervalo. Desta vez, André Onana se provou vital para evitar uma situação pior, ao realizar uma boa defesa contra Ciro Immobile, antes de Felipe Anderson ser travado.
A Inter acionou Denzel Dumfries no banco de reservas para o segundo tempo e continuou no comando do jogo. Encontrar espaços na defesa da Lazio nem sempre era tão simples, mas os nerazzurri logo passaram a acumular novas oportunidades, com Dimarco e Barella. Do outro lado, quando os laziali escaparam, Onana seria importante contra Luis Alberto. Logo Simone Inzaghi mexeria mais vezes, ao acionar Lautaro Martínez e Hakan Çalhanoglu aos 16. A Inter teria uma pressão em seguida, em especial com uma defesaça de Provedel na batida de Dimarco. Depois, quando Romelu Lukaku achou Dumfries na área, o ala furou a batida. E mais uma cartada dos interistas aconteceu aos 26, com Robin Gosens alterando o sistema com três zagueiros. O abafa era imenso.
As apostas da Inter se concentravam mais em cruzamentos. Com tanta ofensividade pelas alas, era um caminho natural explorar os lados. Contudo, o gol de empate surgiu num lance brigado, e pelo meio, com a dupla que tento representou o Scudetto. Aos 33, depois de uma dividida na intermediária ofensiva, a bola ficou com Lukaku. O centroavante fez o pivô com a maestria de sempre, para Lautaro se infiltrar no meio da defesa. O argentino entrou na área já desequilibrado, mas conseguiu finalizar para vencer Provedel. Neste momento, os mais de 75 mil presentes nas arquibancadas se incendiaram.
Com sangue nos olhos, a Inter aproveitou o momento para a necessária virada. E ela não tardou muito, cinco minutos depois. Era mesmo a noite de Lukaku como garçom. O centroavante protagonizou um lance digno dos melhores laterais, com um cruzamento magistral para encontrar Gosens livre no segundo pau. O ala subiu e arrematou de canhota, por entre as pernas de Provedel. O alemão, contudo, se lesionou no lance. Em meio à parada, Maurizio Sarri fez duas mudanças para tentar mandar a Lazio para frente. Até criou-se um abafa, com o esboço do empate. No entanto, os laziali também estavam suscetíveis aos erros. Matías Vecino deu o passe errado nos pés de Lautaro, que tentou duas vezes contra Provedel e anotou mais um aos 45. Depois disso, o jogo acabou. Os interistas fizeram a festa e até pareciam mais dispostos ao quarto, que não saiu.
A Lazio fica com 61 pontos, na segunda colocação da Serie A. Não é uma situação tranquila dentro do G-4, ainda, e o time sofre a segunda derrota consecutiva. Já a Inter sobe três posições na tabela, da sétima para a quarta posição. Além de recuperar o lugar perdido para a Atalanta no sábado, o time também passa de uma só vez Milan e Roma. Ambos os concorrentes empataram na rodada e, com isso, os interistas voltam ao G-4, mas todos somam 57 pontos. Depois de uma sequência ruim, o time de Simone Inzaghi volta a responder da melhor forma na liga.