Serie A
Tendência

Lazio se impõe e goleia o Milan de forma categórica no Olímpico – e o Napoli comemora

Mesmo sem o artilheiro Immobile, Lazio não teve problemas para vencer o Milan em Roma por 4 a 0 e encosta nos rossoneri na classificação, enquanto o Napoli abre 12 pontos de vantagem

A Lazio teve uma grande atuação na noite de terça-feira no Estádio Olímpico e se impôs de forma bastante imponente: venceu o Milan, segundo colocado da Serie A, por 4 a 0, em uma grande atuação coletiva. O brasileiro Felipe Anderson e Mattia Zaccagni, ambos do ataque, fizeram uma grande partida, ambos com gols e participação direta em outros gols.

Com a vitória, a Lazio encostou nos rossoneri na classificação, ficando com apenas um ponto a menos. Quem comemorou a vitória dos biancocelesti foi outro time com as mesmas cores: o Napoli, que abriu 12 pontos de vantagem para o Milan, ainda o seu perseguidor mais próximo.

Os dois técnicos tiveram que lidar com desfalques. Maurizio Sarri não tinha Mario Gila Fuentes e Ciro Immobile, este o principal jogador e artilheiro do time. O brasileiro Felipe Anderson foi escalado no centro do ataque, mas com muita liberdade para se movimentar. Aliás, todo o ataque da Lazio era bem móvel, com Pedro e Mattia Zaccagni.

Stefano Pioli também tinha os seus problemas. O técnico não tinha Mike Maignan, Alessandro Florenzi, Fodé Ballo-Touré e Zlatan Ibrahimovic, todos em lesões longas. Além deles, não tinha também Theo Hernández, um lateral ofensivo e perigoso. Por isso, o lateral direito Sergiño Dest foi escalado pelo lado esquerdo. Escalou Junior Messias, Brahim Díaz, Rafael Leão e Olivier Giroud no comando de ataque.

A Lazio conseguiu abrir o placar logo no começo. Aos quatro minutos, Mattia Zaccagni, pela esquerda, fez a jogada e tocou para o meio, Luis Alberto fez o corta-luz e Sergej Milinkovic-Savic, no meio da área, tocou no canto e marcou 1 a 0.

Os problemas do Milan aumentaram aos 24 minutos, quando o zagueiro Fikayo Tomori precisou ser substituído por lesão. Entrou Simon Kjaer. Aos 37 minutos, a Lazio ampliou. Pedro esperou a passagem de Adam Marusic, que chutou na saída do goleiro na trave e, no rebote, Zaccagni aproveitou para tocar para o gol vazio e colocar 2 a 0 no placar. Pelo terceiro jogo seguido, o Milan saiu perdendo por 2 a 0 no intervalo, o que complica muito a cada partida.

Os dois times voltaram sem alterações dos vestiários, mas isso não duraria muito. Com 12 minutos, Pioli colocou Alexis Saelemaekers, Divock Origi e Charles De Ketelaere nos lugares de Junior Messias, Olivier Giroud e Brahim Díaz. Todos fazendo uma partida muito fraca. Praticamente o ataque inteiro trocado, exceto por Rafael Leão.

Só que a Lazio complicou mais a situação do Milan aos 20 minutos. Em uma escapada de Felipe Anderson pela esquerda, o brasileiro foi até a linha de fundo, esperou e tocou para Pedro, que chegou na bola antes de Pierre Kalulu. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Luis Alberto bateu firme, no alto e no meio, e marcou 3 a 0.

A fome da Lazio não diminuía e o time seguiu em cima para aumentar o placar. Aos 39 minutos, uma jogada linda pelo meio. Zaccagni chegou à linda de fundo pelo lado esquerdo, tocou para Luis Alberto mais atrás e o camisa 10, de forma genial, acionou Felipe Anderson, no meio da área e deixando a marcação para trás. O brasileiro só dominou e tocou para o fundo da rede: 4 a 0. A vitória virou goleada e a vitória estava definida.

Não houve mais nada relevante depois disso. A Lazio ficou mesmo com a vitória, o que a faz chegar a 37 pontos, em terceiro lugar, e encostar no Milan, que tem 38. A Inter, que perdeu do Empoli, também fica com 37 pontos. O Napoli, líder da Serie A e que venceu na rodada, chegou a 50 pontos depois de 19 jogos. Portanto, tem 12 pontos de vantagem. Fica cada vez mais próximo do título, mesmo que ainda falte um turno inteiro.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo