Lazio se impõe e goleia o Milan de forma categórica no Olímpico – e o Napoli comemora
Mesmo sem o artilheiro Immobile, Lazio não teve problemas para vencer o Milan em Roma por 4 a 0 e encosta nos rossoneri na classificação, enquanto o Napoli abre 12 pontos de vantagem

A Lazio teve uma grande atuação na noite de terça-feira no Estádio Olímpico e se impôs de forma bastante imponente: venceu o Milan, segundo colocado da Serie A, por 4 a 0, em uma grande atuação coletiva. O brasileiro Felipe Anderson e Mattia Zaccagni, ambos do ataque, fizeram uma grande partida, ambos com gols e participação direta em outros gols.
Com a vitória, a Lazio encostou nos rossoneri na classificação, ficando com apenas um ponto a menos. Quem comemorou a vitória dos biancocelesti foi outro time com as mesmas cores: o Napoli, que abriu 12 pontos de vantagem para o Milan, ainda o seu perseguidor mais próximo.
Os dois técnicos tiveram que lidar com desfalques. Maurizio Sarri não tinha Mario Gila Fuentes e Ciro Immobile, este o principal jogador e artilheiro do time. O brasileiro Felipe Anderson foi escalado no centro do ataque, mas com muita liberdade para se movimentar. Aliás, todo o ataque da Lazio era bem móvel, com Pedro e Mattia Zaccagni.
Stefano Pioli também tinha os seus problemas. O técnico não tinha Mike Maignan, Alessandro Florenzi, Fodé Ballo-Touré e Zlatan Ibrahimovic, todos em lesões longas. Além deles, não tinha também Theo Hernández, um lateral ofensivo e perigoso. Por isso, o lateral direito Sergiño Dest foi escalado pelo lado esquerdo. Escalou Junior Messias, Brahim Díaz, Rafael Leão e Olivier Giroud no comando de ataque.
A Lazio conseguiu abrir o placar logo no começo. Aos quatro minutos, Mattia Zaccagni, pela esquerda, fez a jogada e tocou para o meio, Luis Alberto fez o corta-luz e Sergej Milinkovic-Savic, no meio da área, tocou no canto e marcou 1 a 0.
Os problemas do Milan aumentaram aos 24 minutos, quando o zagueiro Fikayo Tomori precisou ser substituído por lesão. Entrou Simon Kjaer. Aos 37 minutos, a Lazio ampliou. Pedro esperou a passagem de Adam Marusic, que chutou na saída do goleiro na trave e, no rebote, Zaccagni aproveitou para tocar para o gol vazio e colocar 2 a 0 no placar. Pelo terceiro jogo seguido, o Milan saiu perdendo por 2 a 0 no intervalo, o que complica muito a cada partida.
Os dois times voltaram sem alterações dos vestiários, mas isso não duraria muito. Com 12 minutos, Pioli colocou Alexis Saelemaekers, Divock Origi e Charles De Ketelaere nos lugares de Junior Messias, Olivier Giroud e Brahim Díaz. Todos fazendo uma partida muito fraca. Praticamente o ataque inteiro trocado, exceto por Rafael Leão.
Só que a Lazio complicou mais a situação do Milan aos 20 minutos. Em uma escapada de Felipe Anderson pela esquerda, o brasileiro foi até a linha de fundo, esperou e tocou para Pedro, que chegou na bola antes de Pierre Kalulu. O árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Luis Alberto bateu firme, no alto e no meio, e marcou 3 a 0.
A fome da Lazio não diminuía e o time seguiu em cima para aumentar o placar. Aos 39 minutos, uma jogada linda pelo meio. Zaccagni chegou à linda de fundo pelo lado esquerdo, tocou para Luis Alberto mais atrás e o camisa 10, de forma genial, acionou Felipe Anderson, no meio da área e deixando a marcação para trás. O brasileiro só dominou e tocou para o fundo da rede: 4 a 0. A vitória virou goleada e a vitória estava definida.
Não houve mais nada relevante depois disso. A Lazio ficou mesmo com a vitória, o que a faz chegar a 37 pontos, em terceiro lugar, e encostar no Milan, que tem 38. A Inter, que perdeu do Empoli, também fica com 37 pontos. O Napoli, líder da Serie A e que venceu na rodada, chegou a 50 pontos depois de 19 jogos. Portanto, tem 12 pontos de vantagem. Fica cada vez mais próximo do título, mesmo que ainda falte um turno inteiro.