Serie A

Lazio e Napoli fazem um duelo direto que vale muita coisa dentro da Serie A

Se a Lazio vencer o Napoli, abre cinco pontos contra um adversário direto pela vaga na Champions League via Serie A; e se o Napoli vencer a Lazio, passa o adversário e volta a sorrir: ou seja, vem jogão por aí

O estádio Olímpico de Roma vai receber neste domingo (28) um dos melhores jogos da rodada deste final de semana pela Serie A. Valendo posição na tabela, Lazio e Napoli se enfrentam de olho em manter viva a chama da esperança de participar da próxima edição da Champions League, já que o título do Campeonato Italiano é impossível para as duas equipes, que estão 20 pontos ou mais atrás das líderes Juventus e Internazionale.

Jogando em casa, a Lazio carrega uma sequência de quatro vitórias consecutivas que fez a equipe saltar para a sexta colocação, empatada em pontos com a quinta colocada Atalanta, e apenas um atrás da quarta colocada Fiorentina, o que acendeu de vez o desejo laziale de voltar a disputar uma Champions League. Para isso, a vitória como mandante diante de um instável Napoli é mais do que essencial.

Se estabilidade não é a palavra que define exatamente a temporada do atual campeão italiano Napoli, o sonho de estar no grupo que se classificará à próxima Champions League se mantém aceso, mas depende demais do resultado do jogo de hoje contra a Lazio, que está dois pontos na frente e pode abrir distância complicada caso vença os partenopei. São ingredientes suficientes para fazer desse o melhor e mais valioso duelo da rodada italiana.

Como a Lazio chega para o jogo contra o Napoli

As quatro vitórias consecutivas pela Serie A alçaram a Lazio à sexta colocação e colocaram o time comandado por Maurizio Sarri diretamente na busca pela Champions League, mas a equipe vem de uma grande decepção pela Supercopa da Itália. Os laziale foram até a Arábia Saudita e acabaram batidos na semifinal para a Internazionale, que se sagraria campeã diante do adversário desta tarde.

A derrota para a Inter é normal e, até certo ponto, esperada, uma vez que os nerazzurri são, hoje, o melhor time da Itália ao lado da Juventus. A sapatada por 3 a 0, sem que a Lazio tivesse chance alguma, no entanto, preocupa. A grande missão laziale neste domingo será mostrar que o revés sofrido na Arábia Saudita não foi suficiente para atrapalhar os planos de estar entre os quatro primeiros do Campeonato Italiano ao final da temporada.

Afinal, tirando a eliminação para a Internazionale na Supercopa, a vida da Lazio na temporada vai sendo bem boa. O time luta no alto no Campeonato Italiano, eliminou a rival Roma nas quartas de final da Copa da Itália, competição na qual encara a poderosa Juventus nas semifinais, e ainda está viva na Champions League, torneio no qual enfrenta o fortíssimo Bayern de Munique agora em fevereiro. Vencer o Napoli significa abrir cinco pontos de um adversário direto pela briga pelo G4 italiano e, por isso, o jogo de hoje é praticamente mais uma decisão em meio a tantas que os laziale estão fazendo.

Como o Napoli chega para o jogo contra a Lazio

Assim como a Lazio, o Napoli chega à partida deste domingo após ter sido batida pela Internazionale na Supercopa da Itália. Acontece que, diferente do adversário, os napolitanos foram mais fortes e perderam na Arábia Saudita com um gol marcado por Lautaro Martínez apenas nos acréscimos do segundo tempo. Derrota mais honrosa, sim, mas ainda assim uma derrota e que deu aos azzurri menos tempo de descanso em relação ao rival de hoje.

Acontece que, independente de derrota em final ou mais cansaço, o Napoli precisa vencer de qualquer maneira a Lazio. Depois de ter ficado três partidas consecutivas sem vencer no Campeonato Italiano, voltou a ganhar um jogo na última rodada que disputou, quando bateu a lanterninha Salernitana e sem encantar. Ou seja, os comandados de Walter Mazzari precisam urgente mostrar que têm forças suficientes para estar na próxima Champions League via Serie A.

Afinal, na competição europeia, o time vai bem, obrigado. Enfrentará nas oitavas de final um também instável Barcelona, em duelo que colocará frente a frente o atual campeão italiano contra o atual campeão espanhol, mas também dois times que estão bem aquém das expectativas neste momento. Para subir na tabela, ultrapassar a rival desta tarde e devolver a esperança de bom futebol à torcida, vencer a Lazio é tão crucial para o Napoli quanto é para a Lazio vencer o Napoli. Alerta de jogão à vista.

 

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de esports no The Clutch. Como assessor de imprensa, atuou no setor público e privado.
Botão Voltar ao topo