Juventus aproveita Inter na Arábia, bate o Lecce e assume ponta da tabela da Serie A
Velha Senhora chega aos 51 pontos, ultrapassa a Inter de Milão, e complica a vida do Lecce, que se aproxima da zona de rebaixamento
Depois de um primeiro tempo equilibrado, a Juventus entregou tudo na etapa final para vencer o Lecce por 3 a 0, pela 21ª rodada da Serie A, no Estádio Via del Mare, neste domingo (21). Com gol do brasileiro Bremer e outros dois de Vlahovic, a Velha Senhora assumiu a ponta da tabela, ultrapassando a Inter de Milão, e chegando aos 51 pontos.
Já o Lecce continua numa situação delicada no Campeonato Italiano. Com a derrota, os Lupis caíram para a 14ª posição, com 21 pontos, e têm apenas três a mais do que o Cagliari – primeiro colocado na zona de rebaixamento. Esse foi o quarto jogo sem vitória do time salentini (são três derrotas e um empate em sequência).
Pela 22ª rodada, a Juve vai receber o vice-lanterna Empoli, no próximo sábado (27), às 14h (horário de Brasília). O Lecce visita o Genoa, às 8h30 do domingo (28), para tentar espantar o fantasma do rebaixamento.
FT | 3 punti importanti in trasferta! #LecceJuve pic.twitter.com/t28gER7KBF
— JuventusFC (@juventusfc) January 21, 2024
Equilíbrio na primeira etapa
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes no Estádio Via del Mare, com uma leve vantagem na posse de bola para a Juve. No entanto, a criatividade mandou um “abraço” para os sistemas ofensivos. Foram apenas duas oportunidades de gol mais claras, uma para cada lado.
Aos 11 minutos, Weston McKennie aproveitou uma cobrança de escanteio para finalizar de cabeça, mas a defesa do Lecce conseguiu bloquear em cima.
Já aos 43 minutos, Nikola Krstovic conduziu um contra-ataque muito rápido, tentou encontrar Oudin com um passe curto, mas um dos defensores interceptou o lance que ia deixar o camisa 10 cara a cara com o goleiro adversário.
Brasileiro marca, e Juventus faz 3 gols em um tempo
O 0 x 0 foi justo até o fim da primeira etapa, mas a Juve só precisou de 45 minutos para fazer três belos gols – todos eles em jogadas de bola aérea – e levar os três pontos para casa.
Logo aos 13 minutos do segundo tempo, Vlahovic converteu uma linda finalização de primeira, após receber cruzamento dentro da área. A bola do camisa 9 ainda pingou no chão antes de ir no ângulo, sem chances de defesa.
💥 Dusan Vlahovic. Que início de ano!
⚽️ 5 gols em 5 jogos em 2024 pela Juventus. Ferramentas para finalização variadas. Um 9 diferente!
— Footure (@FootureFC) January 21, 2024
A Juventus encontrou o caminho do gol novamente aos 22 minutos, com McKennie, que recebeu um cruzamento perfeito dentro da área e, de cabeça, deu um passe milimétrico para Vlahovic estufar as redes de Falcone de novo. O atacante sérvio chegou a 5 gols em 5 jogos em 2024.
Depois de sair atrás no placar, o Lecce decidiu se lançar mais ao ataque. Foi aí que os visitantes aproveitaram para ampliar ainda mais a vantagem. O técnico Massimiliano Allegri mudou um pouco a configuração ofensiva da Juve, fez três mudanças do meio para a frente, e potencializou os contragolpes de sua equipe. O lateral-esquerdo Alex Sandro foi uma peça importante para acelerar as subidas do time alvinegro. Ele entrou no lugar de Andrea Cambiaso, que parecia cansado.
Em cobrança de falta aos 39 minutos, na jogada mais plástica da partida, foi a vez do zagueiro brasileiro aparecer para fazer o terceiro gol da Velha Senhora. Dentro da área, Gleison Bremer subiu no terceiro andar, livre de marcação, para aproveitar um belo cruzamento e cabecear em câmera lenta no canto esquerdo. Um golaço de cabeça do defensor.