Serie A

Itália relaxa protocolo para o futebol, e apenas jogador infectado precisará ficar de quarentena na Serie A

Anteriormente com um protocolo sanitário bastante rigoroso, a Serie A terá agora mais chances de completar sua temporada depois de o governo relaxar o procedimento em caso de infecção em um clube. Agora, apenas o jogador ou funcionário infectado precisará ser isolado, em vez de toda a equipe.

[foo_related_posts]

O protocolo definido previamente estabelecia que, caso algum jogador ou membro da comissão técnica testasse positivo para a Covid-19, todo o clube precisaria entrar em uma quarentena de duas semanas. Agora, seguindo exemplos de outros lugares, apenas o infectado precisará se isolar.

Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana (FIGC), comemorou a decisão, que vê como “um passo à frente para a conclusão desta temporada esportiva”. O dirigente, no entanto, fez um alerta: “Agora, espero que, com um grande senso de responsabilidade, começando pelos torcedores que alimentam a paixão pelo futebol todos os dias, adotemos um comportamento que não anule os esforços sendo feitos”.

Com 12 rodadas restantes, a Serie A vê o tempo apertado para encerrar sua temporada. A previsão atual é de conclusão em 2 de agosto, apenas um dia antes do limite estipulado pela Uefa para as federações nacionais enviarem seus representantes para as competições continentais da temporada seguinte. Com o protocolo anterior, a quarentena de toda uma equipe poderia prejudicar significativamente o cronograma.

Como o calendário está apertado e ainda existe a possibilidade de uma segunda onda de contágios que forçasse nova paralisação do campeonato, a Serie A já tem planos de contingência preparados. O primeiro deles é a realização de playoffs para concluir a temporada, enquanto o plano C utilizaria um algoritmo para definir a classificação, levando em conta o retrospecto das equipes como mandantes e visitantes para definir os resultados das partidas que restassem.

Com a Coppa Italia encerrada na quarta-feira (17), vencida nos pênaltis pelo Napoli contra a Juventus, o Campeonato Italiano está pronto para o seu reinício. As primeiras partidas acontecem neste sábado, com Torino x Parma e Verona x Cagliari.

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo