Serie A

Com doses extras de sofrimento, a Inter venceu o Verona nos acréscimos e é campeã de inverno da Serie A

Graças a gol de Davide Frattesi e pênalti perdido por Thomas Henry nos acréscimos, a Internazionale bateu o Hellas Verona e fechou o primeiro turno da Serie A na liderança isolada

Foi com muito mais drama do que se imaginava, mas a Internazionale venceu o Hellas Verona por 2 a 1 neste sábado (6), em San Siro, pela 19ª rodada da Serie A e sagrou-se campeã de de inverno, título simbólico para o vencedor do primeiro turno do torneio. Era esperado que o time comandado por Simone Inzaghi triunfasse diante de sua torcida e contra um adversário que havia vencido somente uma das 17 partidas anteriores, mas os Nerazzurri precisaram de um gol salvador e um pênalti perdido nos acréscimos para somarem mais três pontos.

Após ter desfalcado a Inter nos últimos dois jogos de 2023 por uma distensão muscular na coxa esquerda, Lautaro Martínez retornou e precisou de 12 minutos para fazer a diferença, abrindo o placar e se isolando ainda mais na artilharia da Serie A, agora com 16 gols. A vitória dos donos da casa ficou ameaçada a partir dos 29 minutos do segundo tempo, quando Thomas Henry deixou tudo igual, mas Davide Frattesi recolocou a líder em vantagem já nos acréscimos depois de muita insistência. No fim, o Verona ainda teve um pênalti a seu favor, mas Henry não aproveitou e bateu na trave.

Com o resultado, a Internazionale chegou a 48 pontos após 19 rodadas e abriu uma diferença momentânea de cinco pontos para a vice-líder Juventus, que visita a lanterna Salernitana neste domingo (7). Já o Hellas Verona aparece na 17ª posição com 14 pontos e tem chance de terminar a rodada até na última colocação da tabela, dependendo de uma derrota do Cagliari e tropeços de Empoli e Salernitana para que isso não aconteça.

Lautaro volta com gol e abre o placar

Mesmo em San Siro e diante da líder da Serie A, o Hellas Verona foi quem criou a primeira chance da partida. Logo aos dois minutos, Tomás Suslov recebeu dentro da área cruzamento rasteiro de Cyril Ngonge pela direita, dominou tirando de Francesco Acerbi e finalizou de pé esquerdo, exigindo que Yann Sommer fizesse boa defesa com o joelho direito.

A resposta da Internazionale veio aos 12 minutos e foi fatal. Marcus Thuram recebeu passe de Alessandro Bastoni na intermediária, fez bem o pivô e tocou de primeira para Henrikh Mkhitaryan, que encontrou Lautaro Martínez com liberdade dentro da área. O argentino dominou e bateu com a parte de fora do pé direito na saída do goleiro Lorenzo Montipò para abrir o placar.

O restante da primeira etapa foi bem menos movimentado. Aos 26 minutos, Sommer trabalhou mais uma vez em cabeçada de Milan Durić da entrada da pequena área, mas a tentativa saiu fraca e no meio do gol. Aos 36, foi Bastoni quem desviou de cabeça com perigo após levantamento em cobrança de falta de Mkhitaryan, mas o zagueiro mandou pela linha de fundo.

Verona empata, mas Inter vence com fim de jogo maluco

A Inter começou com tudo o segundo tempo e parecia que em pouco tempo ampliaria a vantagem. Aos dois minutos, Mkhitaryan cruzou novamente na área, Acerbi ajeitou de cabeça e Lautaro Martínez apareceu na entrada da pequena área para dominar e tocar na saída de Montipò, mas aquele que seria o segundo gol do atacante foi anulado por impedimento.

Mas quem marcou o segundo gol da partida foi mesmo o Verona. Já aos 29 minutos, Ngonge arrancou em velocidade pelo lado direito e deixou com Andrej Duda, que cruzou na medida para Thomas Henry desviar com o joelho direito na pequena área e levar a melhor sobre Sommer.

Com o empate, a Internazionale se lançou desesperadamente ao ataque e perdeu diversas chances antes de encontrar o gol da vitória. Aos 33, Benjamin Pavard desviou de cabeça depois de levantamento na área em falta cobrada por Federico Dimarco pela direita, Montipò fez uma grande defesa e Marko Arnautović, sem querer, tirou em cima da linha qualquer possibilidade da bola entrar. O centroavante austríaco ainda furou uma cabeçada no primeiro minuto dos acréscimos, quando o placar ainda estava igualado, com o gol completamente vazio.

Foi preciso muita insistência para a Inter não tropeçar novamente e sair com a vitória em sua primeira partida em 2024. Quase aos 48 minutos da segunda etapa, Bastoni ficou com a sobra na área e explodiu o travessão com um voleio de pé esquerdo. Na sobra fora da área, Nicolò Barella também finalizou de primeira e obrigou Montipò a fazer defesa no canto direito, mas o goleiro do Verona deu rebote e Davide Frattesi só teve o trabalho de completar para rede e fazer o San Siro explodir em alegria. A comemoração do gol foi tão grande que o autor do tento até ficou sem calção ao subir na grade e comemorar com os torcedores.

A felicidade nerazzurri, no entanto, logo virou apreensão quando o árbitro Michael Fabbri foi chamado pelo VAR e assinalou pênalti Matteo Darmian em Giangiacomo Magnaniquase aos 50 minutos. Thomas Henry foi o encarregado da cobrança que garantiria o empate e desperdiçou, acertando a trave direita de Yann Sommer. No rebote, Michael Folorunsho ainda cabeceou para fora.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo