Inter usará camisa colcha de retalhos pelos 20 anos de parceria com a Nike no clássico com Milan

A temporada 2018/19 marca os 20 anos de patrocínio da Nike na Internazionale, o que gerou a ideia de uma camisa comemorativa. Assim como aconteceu com o Barcelona, a camisa que emergiu da mente criativa dos publicitários é uma espécie de colcha de retalhos, com pedaços das camisas usadas nesse tempo todo.
LEIA TAMBÉM: Bergomi apoia decisão da Inter de tirar braçadeira de Icardi: “Capitão tem que ser o exemplo”
A Nike informa que o uniforme comemorativo reúne 10 camisas das mais marcantes usadas pela Inter no período. “Algumas dessas são sinônimas de grandes vitórias, enquanto outras são preferidas pelos torcedores”, afirmou Pete Hoppins, diretor sênior de design de vestuário. “O real desafio era juntar todos esses padrões diferentes de listrado para funcionar coesivamente”.
Entre as camisas escolhidas estão a primeira feita pela empresa, na temporada 1998/99, vestida pelo então melhor jogador do mundo, Ronaldo. Tem também a camisa do centenário do clube, 2008/09, que tinha Javier Zanetti, o capitão e ídolo do clube. Além, claro, da camisa história da Tríplice Coroa, em 2009/10.
A ideia já tinha sido usada pela Nike com o Barcelona, em 2018. A diferença é que o clube da Catalunha não vestiu a camisa em um jogo oficial. No caso da Inter, o uniforme será usado justamente em um dos jogos mais aguardados e importantes da temporada, no Derby Della Madonnina contra o Milan, no dia 17 de março.
Segundo a Nike, além da versão que os jogadores usarão em campo, foram produzidas 1.908 unidades da camisa comemorativa que serão comercializadas, em referência ao ano de fundação do clube. “Cada padrão diferente te faz pensar de jogadores favoritos, partidas importantes e temporadas especiais. Nós estamos orgulhosos com o nosso relacionamento com a Inter e esta camisa é uma grande forma de mostrar isso”.
A camisa comemorativa não é das melhores ou mais bonitas que já vimos, mas é perfeitamente compreensível que a Nike e a Inter produzam um material como esse para explorar comercialmente. Há realmente muitas lembranças para os torcedores nesse tempo e a camisa, independente da beleza discutível, pode ser um item interessante para os torcedores terem.
O problema parece ser vestir a camisa em um jogo oficial e, mais do que isso, em um dos jogos mais importantes da temporada. É algo que a Inter faz com certa frequência, aliás: estreia terceiras camisas mesmo jogando como mandantes. A camisa é um símbolo importante do clube, mas por vezes o marketing é ainda mais, algo que acontece também no Brasil. No Barcelona, jamais uma camisa dessa seria usada de forma comemorativa contra o Real Madrid. Sequer foi a campo. Ficou restrita às lojas, o que parece mais adequado. Vale lembrar que atualmente a Inter, terceira colocada na Serie A, está a dois pontos do Milan, quarto colocado.
A camisa começará a ser vendida na loja online da Nike no dia 9 de março.