Serie A

Ibrahimovic impede crime da Udinese no Friuli com gol de empate no fim

Milan perdia por uma bola desde o primeiro tempo e buscou o ponto com acrobacia do sueco

O Milan entrou líder na rodada da Serie A para enfrentar a Udinese e muito provavelmente sairá lamentando ao fim do dia de amanhã. Fora de casa, na Dacia Arena, a equipe de Stefano Pioli empatou em 1 a 1 graças a um gol acrobático de Zlatan Ibrahimovic em cima da hora.

Em um jogo muito amarrado, o Milan teve problemas para desafiar o goleiro Marco Silvestri. Desde o começo, por conta dos desfalques da ocasião (Ante Rebic, Rafael Leão, Simon Kjaer, Davide Calabria e Olivier Giroud, todos lesionados), ficou evidente que a equipe visitante teria de apresentar algo especial para manter a posição na tabela. A escalação inicial de Pioli foi das mais bizarras e talvez fosse muito otimismo apostar que algo de bom sairia disso.

Crônicas de um crime anunciado

Com menos de 15 minutos no relógio, a limitação ofensiva milanista expôs o cenário complicado para o confronto. Perto da zona de rebaixamento, a Udinese não ambicionava muito em campo e, nesse início de trabalho de Gabriele Cioffi, falar em vitória contra o líder pareceria o sonho de uma noite de verão.

Mas se há algo que o futebol sempre proporciona é o tal do imponderável: aos 17 minutos, em um contragolpe rápido após cochilo de Tiemoué Bakayoko, o português Beto correu sozinho em direção ao gol de Mike Maignan e cometeu o crime que o mundo estava esperando. Não foi de primeira, no entanto. Maignan pegou a primeira, Fikayo Tomori bloqueou a segunda e apenas na terceira chance foi que Beto estufou as redes, com raiva.

O Milan obviamente não esperava o golpe e foi pego em um dos únicos vacilos defensivos que cometeu. A falta de criatividade dos rossoneri tornou a partida em algo maçante, sem emoções. Só mesmo um gol anulado de Theo Hernandez (impedido) aconteceu. Incomodado com a inércia milanista, Pioli sacou três peças ao intervalo: Ismael Bennacer, Bakayoko e Rade Krunic para promover a entrada de Júnior Messias, Franck Kessié e Sandro Tonali, que pelo menos passou a trazer alguma possibilidade nos lançamentos. Mais tarde, Alexis Saelemaekers saiu para dar lugar a Samu Castillejo e Brahim Díaz, muito apagado, viu Daniel Maldini entrar em campo.

Mais do mesmo

Lá na frente, conforme o tempo passava na etapa complementar, o abuso nas jogadas pelo alto mirando Ibrahimovic foi a tônica ofensiva dos comandados de Pioli. As mexidas não surtiram tanto efeito e nem mesmo o coringa Júnior Messias foi capaz de trazer algo de bom ao lado de Ibra. Do outro lado, o zagueirão Rodrigo Becão fazia uma partida impecável, assim como o volante Walace.

Juntos, os brasileiros foram os melhores em campo na Udinese. O jogo de hoje também era a chance que Gerard Deulofeu tinha para punir seu ex-clube, mas nem mesmo o camisa 10 dos friulanos parecia estar numa boa tarde. Tanto é que, ao ser substituído, Deulofeu saiu ralhando e com cara de poucos amigos, além de arremessar o agasalho. Estava frio em Udine, deve ter feito falta.

Talento acrobata

Muitas bolas longas e passes errados depois, o Milan se tornou um time mais agudo na parte final. Ibra, que até então não tinha feito muita coisa, passou a ser a última esperança do empate. E quando você olha para o que o sueco já fez na carreira, é difícil não confiar nele nesses momentos. Aos 91 minutos, Tonali começou o contragolpe, acionou Samu Castillejo na direita. O espanhol cruzou para a área, Maldini escorou e Ibra resolveu. Mesmo pipocando de cabeça nos zagueiros, a bola sobrou no alto e, com um voleio, o sueco mandou para a rede. Estava óbvio que algo assim iria acontecer. Ibra é assim: especialista em resolver jogos nos quais todo mundo já largou mão.

Com os acréscimos, não havia tempo para muita coisa. Exceto uma bobagem clássica de Isaac Success. O centroavante da Udinese, que entrou no segundo tempo no lugar de Deulofeu, entrou para as notas da partida apenas por um lance anti-desportivo no qual agrediu o goleirão Maignan, que iria repor a bola em jogo com as mãos. Success tentou dar uma cotovelada no arqueiro e desencadeou um grande bate-boca que por pouco não se converteu em cenas lamentáveis. E foi só isso de emoção na Dacia Arena: 90 e poucos minutos de um futebol pobre, sem inspiração e que talvez tenha feito muita gente tirar um cochilo no meio da tarde.

O Milan só mantém a liderança porque Internazionale e Napoli fazem suas partidas no domingo. Uma equipe mais qualificada do que a Udinese teria feito um estrago maior na vida de Pioli neste sábado. Por esse ponto de vista, talvez o empate não tenha sido uma notícia tão ruim assim. Contudo, é natural que Inter e Napoli vençam e ultrapassem os rossoneri. Os interistas pegam o Cagliari e os napolitanos recebem o Empoli.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo