A Juventus (ou o que sobrou dela) encara um desesperado Hellas Verona para voltar a ter um norte na temporada
Depois de três jogos sem vitória, sendo duas derrotas seguidas, a Juventus perdeu de vez a chance de disputar o título da Serie A e, contra o Verona, tenta começar a reaver moral perdido
Quanto tempo pode levar para uma temporada toda ser jogada pelos ares? Para a Juventus, foram menos de três semanas. De candidata fortíssima ao título da Serie A no final de janeiro à decepção completa antes da metade de fevereiro, a Velha Senhora tentará retomar seu caminho e juntar seus cacos, mais uma vez pelo Campeonato Italiano, neste sábado (17), ao enfrentar fora de casa o inconstante Hellas Verona.
Foram necessários apenas três jogos para que a Juventus perdesse seu posto de postulante ao título na Itália e deixasse, além da Internazionale escapar, o Milan ameaçar concretamente sua segunda colocação. O empate contra o Empoli já havia sido um golpe duro, mas as derrotas em sequência contra a própria Inter e, na última segunda-feira, contra a Udinese, mesmo jogando em casa, sepultaram de vez os sonhos da Velha Senhora.
E a crise da Juventus encontrará de frente a do Hellas Verona, primeiro time na zona de rebaixamento da Serie A. A equipe do norte da Itália tem 19 pontos e está apenas um atrás do Sassuolo, que, no entanto, tem um jogo a fazer ainda. A situação não está perdida, mas os quatro jogos seguidos sem vitória começam a dar ao torcedor do Verona uma dose de desespero que ninguém espera na reta final da temporada.
Como a Juventus chega para o jogo contra o Hellas Verona?
Por mais que a disputa do título italiano não estivesse fácil, já que quando assumiu a liderança a Juventus só o fez por ter um jogo a mais, havia alguma disputa antes da péssima partida diante do Empoli. O empate diante de uma equipe que luta diretamente contra o descenso, tendo ficado boa parte da Serie A afundado na zona de rebaixamento, abalou bastante o psicológico da Juve antes de uma verdadeira decisão fora de casa contra a Internazionale.
E esse fator mental acabou pesando bastante no duelo contra a Inter e, mais ainda, após a derrota para o líder. Sem chances reais de ser campeão, apesar de ainda as ter matematicamente, a Juventus meio que jogou a toalha e a partida contra a Udinese deixou isso bem claro. A Velha Senhora foi, novamente, extremamente ineficaz contra outro time da parte de baixo da tabela e, após tomar um gol cedo, não conseguiu reagir de forma alguma.
O desafio de Massimiliano Allegri será motivar esse time sem o scudetto no horizonte. Mesmo sem ser campeã, a temporada da Juventus está longe de ser ruim, ainda mais se comparada ao que aconteceu ano passado. A Velha Senhora basicamente já garantiu seu retorno à Champions League na próxima temporada e, agora, tem de lutar para não perder o segundo lugar para o Milan, que encostou e está apenas um ponto atrás. Voltar ao bom nível no Campeonato Italiano será essencial para entender as reais necessidades para 2024/2025 e, principalmente, para se manter em condições de confirmar seu favoritismo na Copa da Itália, competição na qual a Juve é atual semifinalista.
Como o Hellas Verona chega para o jogo contra a Juventus?
Se a Juventus está numa fase ruim, o que dizer então do Hellas Verona? O time é um dos piores do Campeonato Italiano até agora e terá muitos problemas para não terminar a temporada rebaixado. São apenas quatro vitórias em 24 partidas disputadas na Serie A, tendo como maior problema a falta de qualquer destaque individual dentro da equipe, que sofre muito para fazer gols e os leva com facilidade.
Atualmente, o atacante Thomas Henry é o artilheiro do Hellas Verona no Campeonato Italiano e isso nos diz muito sobre a fase ruim do time. Não pelo jogador em si, mas pelo fato de ele ter apenas três gols na atual temporada da Serie A. Michael Folorunsho, dois gols feitos, é o único outro atleta que balançou as redes pelo Verona mais de uma vez no torneio.
Contra a Juventus, a única esperança do Hellas Verona é jogar em seu estádio, no qual seu desempenho é menos pior (afinal, está longe de ser bom) do que quando atua como visitante. Jogando no Marc Antonio Bentegodi, a equipe treinada por Marco Baroni conseguiu três de suas quatro vitórias na Serie A. Foram 11 duelos como mandando, empatando outros quatro e perdendo mais quatro.