Gio Simeone fez muito em poucos minutos e merecidamente foi comprado em definitivo pelo Napoli
Gio Simeone marcou um gol a cada 85 minutos em campo, com tentos cruciais em jogos de peso da Serie A e também na Champions

Giovanni Simeone não se firmou como titular em sua primeira temporada com o Napoli, mas não se nega a importância do centroavante dentro do elenco. Desde o início, o argentino era visto como uma alternativa a Victor Osimhen e conseguiu entregar bem nas ausências do artilheiro. Foram nove gols em 765 minutos disputados por Gio, média de um tento a cada 85 minutos em campo – melhor que a do próprio nigeriano. E, diante daquilo que ofereceu ao time campeão italiano, Simeone acabou reconhecido com um novo contrato. Cholito estava emprestado pelo Verona e assinou em definitivo com os napolitanos por €12 milhões. Assinou por três temporadas, com opção de mais uma.
Simeone possui uma experiência importante na Serie A. Revelado pelo River Plate, antes de estourar mesmo pelo Banfield, o argentino conseguiu ótimos números em todos os clubes que defendeu no Calcio. Cholito registrou temporadas com mais de dez gols anotados no Campeonato Italiano por Genoa, Fiorentina, Cagliari e Verona. Pode não ter virado um jogador intocável em nenhum desses clubes, mas sempre foi titular e entregou bastante no meio da tabela. O Napoli abriria portas maiores, mas em outras condições.
A transferência para o Napoli claramente considerava Simeone como um estepe. O centroavante seria utilizado nas ausências de Victor Osimhen, algo bastante possível diante do histórico de lesões do nigeriano. No fim das contas, o titular teve seu recorde de minutos desde que chegou ao Calcio e liderou a conquista do Scudetto. Cholito não seria tão acionado quanto poderia se supor. Seu total de minutos em campo foi, no mínimo, quatro vezes menor que cada uma das outras temporadas que fez na Serie A. E, mesmo que isso tenha impactado no total de gols, pelo menos ele deixou ótima impressão mesmo em raras chances. Fez-se importante no título.
Foram só quatro gols de Gio Simeone pela Serie A 2022/23. Entretanto, dois deles estiveram entre os mais importantes da campanha do Scudetto. O argentino assegurou a vitória por 2 a 1 sobre o Milan em San Siro, aos 33 do segundo tempo. Também veio do banco para fechar a vitória por 2 a 1 sobre a Roma em Nápoles, aos 41 do segundo tempo. Já sua maior marca ocorreu mesmo na Champions, realizando o sonho de disputar pela primeira vez o torneio que tem até tatuado na pele. Foram quatro gols em sete aparições, auxiliando as demolições dos oponentes na fase de grupos. Fez um contra o Liverpool, um contra o Ajax e dois contra o Rangers.
Dificilmente o Napoli acharia um centroavante reserva melhor que Simeone. O argentino está aclimatado à Itália e nunca escondeu o prazer de defender o clube que venera Diego Armando Maradona – um amigo de longa data de seu pai, Diego Simeone. A contratação em definitivo parece boa a todas as partes. Os napolitanos continuam com um elenco mais recheado para lidar com as diferentes competições da próxima temporada, assim como para buscar o bicampeonato. E a presença de Cholito tende a ser bem importante em janeiro de 2024, quando Osimhen deve se ausentar rumo à Copa Africana de Nações – isso se o nigeriano não for vendido até lá. Gio Simeone justifica a aposta e parece disposto a fazer mais, sem tantas vaidades por não ser o titular.