Serie A

Fiorentina terá quatro camisas reservas em nome de uma tradição da cidade: o Calcio Storico

A Fiorentina apresentou os seus uniformes para a próxima temporada e o que mais chama a atenção não é exatamente as cores e o design, mas a quantidade. O clube italiano terá quatro camisas reservas de cores diferentes: vermelho, verde, azul e branco. Não foram escolhas aleatórias. Fazem referência a uma antiga tradição da cidade de Florença, o Calcio Storico.

LEIA MAIS: Falece Giuliano Sarti, uma das maiores lendas da escola italiana de goleiros

Um dos precursores do futebol, o esporte teve suas regras escritas no século 16 e hoje em dia praticamente existe apenas em Florença, onde, uma vez por ano, quatro equipes, uma de cada canto da cidade, reúnem-se na praça Santa Croce em busca da glória. São 27 atletas de cada lado, em partidas de 50 minutos.

[galeria_embeded]

Com exceção de socos e chutes na cabeça, cada time pode fazer qualquer coisa para levar a bola ao outro lado da arena, preenchida com areia, para marcar o gol. Golpes de artes marciais são permitidos e encorajados. A tática é cansar o adversário por meio de brigas e até mesmo mobilizá-lo para permitir que o companheiro avance com a bola. Há um árbitro e seis auxiliares.

Entre os praticantes do esporte, há naturalmente muitos torcedores da Fiorentina, que deixam as brigas para a areia e reúnem-se para torcer pela Viola nas arquibancadas do Artemio Franchi. Para conhecer um pouco mais dessa tradição de Florença, recomendamos este mini-documentário do Copa 90:

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo