Fiorentina terá quatro camisas reservas em nome de uma tradição da cidade: o Calcio Storico

A Fiorentina apresentou os seus uniformes para a próxima temporada e o que mais chama a atenção não é exatamente as cores e o design, mas a quantidade. O clube italiano terá quatro camisas reservas de cores diferentes: vermelho, verde, azul e branco. Não foram escolhas aleatórias. Fazem referência a uma antiga tradição da cidade de Florença, o Calcio Storico.
LEIA MAIS: Falece Giuliano Sarti, uma das maiores lendas da escola italiana de goleiros
Um dos precursores do futebol, o esporte teve suas regras escritas no século 16 e hoje em dia praticamente existe apenas em Florença, onde, uma vez por ano, quatro equipes, uma de cada canto da cidade, reúnem-se na praça Santa Croce em busca da glória. São 27 atletas de cada lado, em partidas de 50 minutos.
[galeria_embeded]Com exceção de socos e chutes na cabeça, cada time pode fazer qualquer coisa para levar a bola ao outro lado da arena, preenchida com areia, para marcar o gol. Golpes de artes marciais são permitidos e encorajados. A tática é cansar o adversário por meio de brigas e até mesmo mobilizá-lo para permitir que o companheiro avance com a bola. Há um árbitro e seis auxiliares.
Entre os praticantes do esporte, há naturalmente muitos torcedores da Fiorentina, que deixam as brigas para a areia e reúnem-se para torcer pela Viola nas arquibancadas do Artemio Franchi. Para conhecer um pouco mais dessa tradição de Florença, recomendamos este mini-documentário do Copa 90: