BundesligaCopa do NordesteLa LigaLigue 1Premier LeagueSerie A

Final de semana recheado: Dérbi de Manchester, clássicos pelo Brasil e Nordestão em chamas

O clássico de Manchester não tem o peso histórico de Liverpool x United. Entretanto, os títulos disputados pela dupla a partir da ascensão do City fez a rivalidade local se reascender como não acontecia há décadas. Um ranço que torna qualquer encontro dos clubes mais ricos da Inglaterra ser cercado de enormes expectativas. O principal destaque do final de semana de bons jogos no futebol internacional e finalmente de emoção nos estaduais pelo Brasil.

Na Espanha, o Sevilla joga por si e pelo Real Madrid, tentando manter contra o Barcelona sua invencibilidade de mais de um ano em casa. A Itália tem briga boa pelas vagas nas copas europeias, assim como a Alemanha reserva um jogo quente entre os seus “Borussia”. E na França, o PSG tem a chance de levantar a primeira taça neste final de temporada. Isso tudo lá fora. Já em terras tupiniquins, os estaduais ganham cores mesmo com os clássicos, que tomam conta especialmente de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Enquanto isso, a Copa do Nordeste define seus finalistas em dois confrontos de times de massa. Confira os destaques:

>>> Veja a programação de TV completa para o final de semana

O jogão

Manchester City x Manchester United
Domingo, 12h (ESPN Brasil)

No começo da temporada, muita gente achava que o clássico do Estádio Etihad poderia valer título. Os seguidos tropeços da dupla de Manchester não permitiram. Mas não dá para dizer que o encontro só serve para cumprir tabela. Os dois times disputam neste momento um vaga direta à fase de grupos da Champions – e, acredite, se livrar da fase preliminar pode ser importante, especialmente porque o Arsenal vem firme na segunda colocação. O United pode não empolgar, mas venceu seus últimos cinco jogos na Premier League. Enquanto isso, o City alterna altos e baixos, necessitando da vitória para recuperar o seu moral. Kompany pode ser um desfalque importante para Manuel Pellegrini, enquanto os Red Devils seguem sem Van Persie, ainda que Rooney tenha preenchido muito bem a lacuna recentemente.

Lionel Messi e Neymar se abraçam: mais uma vitória do Barcelona com os dois marcando (AP Photo/Manu Fernandez)

O reencontro

Sevilla x Barcelona
Sábado, 15h (ESPN Brasil)

O Sevilla não perde em casa há mais de um ano. O último tropeço da equipe no Ramón Sanchez-Pizjuán aconteceu na campanha vitoriosa da Liga Europa 2013/14, em março, durante o clássico contra o Betis. Já no Campeonato Espanhol, a derrota não vem desde fevereiro. O algoz? O Barcelona, que goleou por 4 a 1, com dois tentos de Messi. O jogo deste sábado se desenha fundamental para o futuro de La Liga, especialmente para o Real Madrid. Ao lado da visita ao Atlético de Madrid, é o maior desafio que os blaugranas terão nas próximas rodadas. E os andaluzes vêm em excelente sequência, com cinco vitórias consecutivas pelo torneio. Será bom prestar atenção em Carlos Bacca, o terceiro maior artilheiro do futebol espanhol nas últimas duas temporadas, só atrás de Cristiano Ronaldo e Messi.

Fique de olho também

Napoli x Fiorentina
Domingo, 10h (ESPN Brasil)

A Lazio se distanciou e parece que vai mesmo ficar com a terceira vaga na Liga dos Campeões – com fôlego para passar a Roma na segunda posição. Enquanto isso, a briga pela Liga Europa segue intensa no Campeonato Italiano. O Napoli vem de mal a pior e, sem vencer há cinco rodadas, recebe a Fiorentina no Estádio San Paolo. Justamente um de seus rivais mais embalados, especialmente pela excelente fase de Mohamed Salah. A Viola aparece dois pontos à frente na tabela e uma vitória também ajudará a Sampdoria, que visita o Milan em San Siro no mesmo dia.

Borussia Mönchengladbach x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (ESPN+ e Terra)

A Bundesliga já acabou? Não é bem assim. Ainda há muita coisa para rolar na tabela, com brigas interessantes na zona da degola e pela classificação nas competições continentais. Uma delas chama atenção: as arrancadas de Borussia Mönchengladbach e Bayer Leverkusen, disputando cabeça a cabeça a terceira vaga direta na fase de grupos da Champions. E os Potros terão um grande duelo neste sábado, ao fazerem o “clássico de Borussia” (percebam a ironia) contra o Dortmund. Para quem bateu o Bayern há duas rodadas e já venceu os aurinegros nos dois encontros da última temporada, o Gladbach sabe o caminho do ouro. Só precisa se cuidar diante de um time que ainda ambiciona a zona da Liga Europa.

Bastia x Paris Saint-Germain
Sábado, 16h

Vale título no Stade de France. Se o Paris Saint-Germain quiser conquistar a tríplice coroa na França, sua primeira decisão acontece diante do Bastia, pela Copa da Liga. Ibrahimovic já classificou o clube para a final da Copa da França com uma atuação magnífica no meio de semana e é a grande preocupação dos adversários – já que o gancho de quatro jogos que tomou só vale para a Ligue 1. Afinal, para quem não se lembra, foi justamente diante do Bastia que o camisa 10 anotou o seu gol mais bonito pelos parisienses, em um inesquecível “escorpião”. Já a equipe da Córsega aposta em um retrospecto mais recente. Nesta temporada, a derrota mais humilhante do PSG aconteceu contra eles, em uma espetacular virada por 4 a 2, após os pequenos saírem perdendo por dois gols. Entre os nomes conhecidos da equipe estão Sio, Djibril Cissé, Brandão, Boudebouz, Romaric e Squillaci.

O clássico

Sparta Praga x Slavia Praga
Sábado, 14h15

Juntos, os dois maiores clubes de Praga somam 55 títulos nacionais. Protagonistas do maior clássico do futebol tcheco, que está longe de viver o seu auge. Enquanto o Sparta segue na briga pelas taças, o Slavia é sistematicamente ameaçado pelo rebaixamento. Não está tão mal nesta temporada, ainda que venha de cinco derrotas consecutivas. E os spartanos querem aumentar essa série, assim como a diferença de vitórias a seu favor, atualmente em 132 triunfos a 87. O nome para se prestar atenção é o de David Lafata, veterano artilheiro do Sparta, que soma 12 gols em 22 partidas pelo Campeonato Tcheco.

Clássicos pelo Brasil
Foto: Jorge Rodrigues/Trivela
Foto: Jorge Rodrigues/Trivela

Vasco x Flamengo
Domingo, 16h (Globo, Band e Premiere)

O primeiro clássico oficial de 2015 foi eletrizante. Maracanã lotado, jogo marcado pela chuva torrencial e muita disputa. Um duelo que aumenta as expectativas para o reencontro pelas semifinais do Campeonato Carioca. O Flamengo vive melhor momento, mas não dá para cravar nada, especialmente pelas oscilações do time de Vanderlei Luxemburgo. Assim como o Vasco já teve boas atuações no ano. Começa a valer a zoeira entre os rivais e uma vaga na decisão do estadual. Do outro lado da chave, o Fluminense encara o Botafogo, melhor time da Taça Guanabara, no sábado, às 18h30.

Atlético Mineiro x Cruzeiro
Domingo, 16h (Globo Minas e Premiere)

Ver um Atlético x Cruzeiro decisivo pelo Campeonato Mineiro que não seja na final é algo raro. Bom para Caldense ou Tombense, quem avançar ao último duelo do estadual. Mas complicado para os dois gigantes mineiros, sobretudo pela pressão que também enfrentam na Libertadores. Três dias após vencer o Independiente Santa Fe, o Galo deve voltar ao Horto com força máxima. Já o Cruzeiro precisa pensar bem em sua escalação, já que viaja à Argentina logo após a partida, para pegar o Huracán na terça-feira. Marcelo Oliveira prometeu “doação máxima”, mas é possível que os jogadores mais desgastados sejam resguardados pensando no torneio continental.

Nordestão pegando fogo

Vitória x Ceará
Sábado, 16h20 (Esporte Interativo)

Bahia x Sport
Domingo, 16h (Globo e Esporte Interativo)

A Copa do Nordeste já se consagrou como o torneio mais legal dos primeiros meses do ano no futebol brasileiro. E este final de semana será especialmente interessante, com a definição dos dois finalistas da competição. Camisas pesadas e previsão de estádios cheios, após os dois empates por 0 a 0 no meio de semana. No sábado, o Vitória recebe o Ceará no Barradão. Os rubro-negros tiveram a melhor campanha na primeira fase e eliminaram o América de Natal nas quartas, mas devem manter a cautela diante de Magno Alves, autor de cinco gols no certame. Já no domingo, a Fonte Nova é o palco do jogaço entre Bahia e Sport. Enquanto os rubro-negros eliminaram o Fortaleza de maneira dramática, o Tricolor passou pelo Campinense.

Tevez comemora o gol da Juventus contra o Dortmund

O cara

Carlos Tevez
Parma x Juventus
Sábado, 13h (Fox Sports)

O Parma joga por sua honra na Serie A. Falido e rebaixado, o time tem surpreendido positivamente nas últimas partidas. Mesmo sem receber salários, os jogadores arrancaram o empate de Roma e Internazionale, além de vencerem a Udinese. Neste final de semana, porém, precisam de cautela para evitar uma derrota mais dura. A Juventus ganha a maioria de seus jogos por placares magros, mas não deverá ter pena dos gialloblù. Sobretudo, Carlos Tevez, que vive um momento sensacional. Anotou seis gols nas últimas oito partidas contra os bianconeri e só precisa de mais dois para superar sua marca na última Serie A.

O brasileiro

Marcelo
Real Madrid x Eibar
Sábado, 11h (Sports+)

Modric e James Rodríguez voltaram ajudando demais o Real Madrid. Cristiano Ronaldo segue impossível, bem acompanhado especialmente por Benzema. Mas, em meio a tantos astros, um jogador que está brilhando pelos merengues e merece um pouco mais de repercussão é Marcelo. O lateral esquerdo vive excelente fase, especialmente pela efetividade no ataque. E algumas das goleadas recentes da equipe de Carlo Ancelotti também podem ser colocadas em sua conta, aproveitando bem as aberturas deixadas pelos companheiros de ataque. Contra o Eibar, que perdeu oito de seus últimos dez jogos, outro massacre deve vir por aí.

Vale uma zapeada

Liverpool x Newcastle
Segunda-feira, 16h (Fox Sports)

Vai estar de bobeira na tarde de segunda. Uma boa pedida é acompanhar o bom jogo pela Premier League em Anfield. O Newcastle vem de quatro derrotas consecutivas, enquanto o Liverpool perdeu os dois últimos clássicos. E o desespero deve dar a tônica da partida, especialmente para o time de Brendan Rodgers, cada vez mais distante da vaga da Liga dos Campeões. Neste momento, o que parece mais palpável aos Reds é a Liga Europa – possível tanto pelo Campeonato Inglês quanto pela Copa da Inglaterra. Mas, se quiser se garantir nas duas frentes, não pode dar mole a Tottenham e Southampton, que aparecem logo atrás.

Passe longe

Auckland City x Suva
Sábado, 1h30

Essa você não pode deixar de perder. Neste final de semana, começa a Liga dos Campeões da Oceania. A primeira rodada conta com potências de Samoa Americana, Papua Nova-Guiné, Ilhas Salomão, Nova Caledônia e Vanuatu. Todos unidos para tentar tirar a coroa do Auckland City, em busca do sétimo título continental. A primeira barreira é o Suva, de Fiji. Mas se tem alguém para botar medo nos poderosos são os taitianos do Pirae (uma das bases da seleção e time do mito Marama Vahirua) e o Team Wellington, outro representante da Nova Zelândia. Só se você estiver com insônia deverá procurar o streaming dessas partidas.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo