Serie A

De esquecido a herói: Camisa 10 da Itália garante vantagem do Napoli na briga pelo título

Com Internazionale na cola, equipe de Antonio Conte resgata futebol de remanescente do scudetto de 2022/23

A briga pelo título da Serie A está mais acirrada do que nunca. O Napoli só depende de si para continuar na liderança do campeonato, enquanto a Internazionale está à espreita. E para manter a vantagem na ponta, os Azzurri contaram com o brilho de Giacomo Raspadori.

Neste sábado (3), a equipe de Antonio Conte venceu o Lecce por 1 a 0, no Estádio Via del Mare, pela 35ª rodada da Serie A. O meia-atacante fez o único gol da partida em linda cobrança de falta frontal, provando que ainda é importante para o Napoli.

Remanescente do scudetto conquistado em 2022/23, o camisa 10 da seleção italiana perdeu espaço nos Azzurri com a chegada do treinador no início da temporada. Com a falta de sequência, Raspadori foi até mesmo especulado fora do Napoli no mercado.

Entretanto, o meia-atacante italiano não só permaneceu, como também voltou a jogar mais regularmente sob o comando de Conte. Em meio a tantos desfalques por lesão no final da temporada, Giacomo Raspadori tem feito a diferença nos Azzurri nos últimos meses.

Raspadori pelo Napoli em 2024/25

  • Jogos: 26 — 11 como titular
  • Gols: 5 — quatro deles garantiram 10 pontos na Serie A
  • Assistências: 2 — 1 delas rendeu três pontos na Serie A
  • Minutos em campo: 1113 — média de 42 por partida

Napoli x Lecce tem confusão dentro e fora do estádio

Antes da bola rolar, torcedores do Napoli se envolveram em uma confusão com a polícia no momento da chegada do ônibus do elenco. Um princípio de briga marcou os arredores da casa do Lecce, mas a situação foi contornada pelas autoridades.

O motivo por trás do tumulto foi a proibição da venda de ingressos para torcedores dos Azzurri residentes da região da Campania. Apesar disso, 700 pessoas conseguiram comprar entradas irregulares, inclusive em setores da torcida mandante no Via del Mare.

Na chegada ao estádio, policiais bloquearam a passagem da torcida do Napoli e exigiram a apresentação dos tickets. A tensão aumentou quando alguns torcedores tentaram passar pelos agentes para forçar as catracas fechadas.

Já dentro do Via del Mare, o jogo chegou a ser paralisado ainda no 1º tempo devido ao protesto da torcida do Lecce, que jogou até rojões no gramado. Na luta contra o rebaixamento para a Serie B, os mandantes ficaram indignados com a postura da Federação Italiana de Futebol.

Um fisioterapeuta do Lecce morreu, e três dias depois, o time foi obrigado a entrar em campo pela Serie A. Antes disso, a diretoria pediu o adiamento da partida, devido ao abalo psicológico dos atletas, que perderam um profissional querido. Só que a solicitação não foi atendida.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Defesa de Conte faz a diferença

Antonio Conte, técnico do Napoli Foto: (Imago)
Antonio Conte montou uma defesa forte no Napoli Foto: (Imago)

Os Azzurri podem agradecer a sua defesa por não sofrerem o empate do Lecce. Na etapa final, o Napoli não conseguiu manter o domínio da partida e deu brechas para os donos da casa avançarem ao ataque.

Entretanto, o Lecce não conseguiu balançar as redes de Antonio Conte e companhia. Aliás, o que ajuda a explicar a ascensão dos Azzurri rumo à 1ª posição da Serie A é o forte sistema defensivo. O Napoli tem a zaga menos vazada da competição, com apenas 25 gols sofridos.

Por sinal, os Azzurri têm a melhor defesa entre as cinco principais ligas europeias. Como os Nerazzurri venceram o Lecce por 1 a 0, no San Siro, agora a vantagem do Napoli na liderança é de três pontos

Com a cabeça na Champions League, a Internazionale poupou todos seus titulares — e até mesmo Simone Inzaghi — para chegar com força máxima no jogo de volta da semifinal contra o Barcelona. Conte espera aproveitar a atenção dividida do rival na luta pelo scudetto.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo