A Internazionale apresentou o seu novo técnico nesta quinta-feira, em Milão. Stefano Pioli, ex-Lazio, será o comandante do time, com contrato de 18 meses, até junho de 2018. Foi uma vitória dos dirigentes italianos do clube contra os novos donos chineses do clube, que queriam um treinador internacional – como Laurent Blanc, por exemplo.
LEIA TAMBÉM: Atalanta vive ótimo momento e se permite sonhar com o sucesso dos tempos de Evair e Caniggia
Na segunda-feira, o diretor-executivo da Inter, Michael Bolingbroke, pediu demissão. Ele era a favor de manter Frank De Boer como técnico do clube, mas a decisão dos donos do clube, a Suning Group, fez com que o dirigente, que é inglês, pedisse a sua saída do cargo. Quem entra no seu lugar é justamente alguém da China: Jun Liu, vice-presidente do Suning Group, que exercerá a função em Milão. Esta era uma das críticas dos diretores da Inter, que os chineses estavam dirigindo o clube a distância. Com Liu presente, a situação deve mudar.
“Uma parte-chave do papel do senhor Liu será funcionar como ponte entre o Suning Groupe a Inter, além de prover acesso direto ao vasto apoio corporativo da rede do Suning”, diz um comunicado do clube divulgado na segunda-feira. Liu, de 40 anos, foi apresentado como um empresário com vasta experiência em gestão do esporte.
Só que o grupo chinês teve que ceder ao grupo italiano na escolha do técnico. Os dirigentes da Inter, como Piero Ausilio, brigaram para ter um italiano no cargo. A ideia dos dirigentes baseados em Milão é que era necessário um treinador com conhecimento do Campeonato Italiano para gerir o clube neste momento de crise. Não há tempo para adaptação e, por isso, a Pioli tornou-se o preferido e foi o escolhido.
Stefano Pioli, de 51 anos, jogou futebol entre 1982 e 1998. Como técnico, passou por diversos clubes menores, até que se destacou, entre 2011 e 2013, pelo Bologna. Foi quando chamou a atenção da Lazio, clube que digiriu na temporada 2014/15. O sucesso foi grande: o time foi terceiro colocado e se classificou à Champions League, exatamente o que precisa fazer neste novo trabalho na Inter.
“Toda a minha família era torcedora da Inter e eu cresci ouvindo músicas sobre Beccalossi e Pasinato. A minha carreira me levou a um caminho diferente, mas eu sempre fui um torcedor da Inter de coração”, afirmou Pioli em sua apresentação.
“Eu ficaria contente se nós chegássemos à Champions League”, afirmou Pioli em sua apresentação. “Há muitos jogos a serem disputados, há um longo caminho a seguir. Neste ponto do ano passado a Inter estava no topo da tabela e a Juve, eu acho, estava em novo e nós todos sabemos como isso terminou”, disse ainda Pioli. “Eu não quero que ninguém se iluda, não será fácil, mas nós temos a chance de chegar ao objetivo que o clube quer”, continuou o treinador.
A estreia de Pioli será no derby della Madonina contra o Milan, no próximo dia 20. Os rossoneri estão em terceiro lugar na tabela, com 25 pontos, cinco atrás da líder Juventus e um atrás da segunda colocada Roma. A inter está apenas em nona, com 17 pontos.
“Nós esperamos uma grande partida, a Inter mostrou que tem a motivação para lidar com as partidas contra os grandes times”, afirmou Pioli. “O Milan está indo bem, mas nós temos a motivação certa para esse encontro”.
O time tem tido problemas para marcar gols, exceto pelo seu artilheiro, Mauro Icardi. “Primeiro de tudo, eu estou feliz de treinar um jogador como ele”, afirmou o novo treinador da Inter. “Ele é um atacante muito talentoso que está marcando gols consistentemente e eu espero que ele continue fazendo isso, assim como mostrar grande determinação e vontade de fazer sacrifícios”.
“Nós iremos trabalhar para que outros jogadores marquem gols também, eu acho que podemos marcar muitos gols. Nós iremos encontrar os espaços, eu quero gastar muito tempo na área adversária”, analisou o técnico.
“Gabriel Barbosa? Todo jogador que pode nos ajudar terá sua oportunidade. O Gabriel está treinando bem, então cabe a mim descobrir quem será confiável e quem eu irei escalar todo domingo”, avaliou ainda o novo treinador nerazzurro.
Pioli trouxe a sua comissão técnica para a Internazionale, mas também trouxe um ex-jogador com história no clube: Walter Samuel, argentino que estava em campo no último título da Inter na Europa, a Champions League de 2010. Ele servirá para ajudar a administrar o vestiário.
Pioli precisa chegar à Champions League na próxima temporada. O quarto lugar em 2015/16 não foi considerado suficiente. O clube precisa voltar à principal competição de clubes da Europa, caso contrário, o último ano de contrato de Pioli não deve ser cumprido.



