
Dzeko foi alvo de muitas piadas durante sua primeira temporada na Itália pelo excesso de gols perdidos. Não era para menos: o centroavante da Roma conseguiu ir às redes apenas oito vezes em 31 partidas disputadas, 21 como titular. Pouco para uma equipe com altas ambições. O bósnio, no entanto, tornou-se bem mais produtivo na atual edição da Serie A e, com dois tentos marcados nesta terça-feira, na vitória por 4 a 0 contra a Fiorentina, virou artilheiro do torneio, com um total de 17 gols em 23 partidas.
LEIA MAIS: A marca registrada de Nainggolan: Os carrinhos de calcanhar
Melhorou bastante, mas Dzeko segue perdendo muitos gols, como na semana passada, diante do Cesena. Apesar de artilheiro, está longe de ser um exemplo de eficiência. Entre os cinco principais matadores da Serie A, é o que mais precisa finalizar para colocar a bola na rede. Marca um gol a cada 6,5 chutes, atrás de Icardi, Mertens, Higuaín e Belotti, o mais eficaz desse grupo:
Dzeko: um gol a cada 6,5 chutes (111 chutes/17 gols)
Icardi: um gol a cada 5.4 chutes (81/15)
Mertens: um gol a cada 5.25 chutes (84/16)
Higuaín: um gol a cada 4.6 chutes (69/15)
Belotti: um gol a cada 4.2 chutes (63/15)
Em números frios, chegou a quatro gols nas últimas três rodadas da Serie A e 24 em 32 partidas, por todas as competições na temporada. Já a Roma recuperou-se da derrota para a Sampdoria e, com oito vitórias em dez jogos, está em segundo lugar, a quatro pontos da Juventus – que tem uma partida a menos.