Serie A

Diante do adeus de Belotti ao Torino, vale apreciar uma lista de 10 grandes gols do centroavante com a camisa grená

Aos 28 anos, Belotti optou por não renovar seu contrato com o Torino e busca um novo clube para a próxima temporada

O Torino se despediu nesta semana de um dos jogadores mais queridos do clube nas últimas décadas. Andrea Belotti passou sete temporadas no Toro, com 113 gols anotados ao longo de 251 partidas. Não conquistou títulos e seu rendimento caiu na temporada passada por causa das lesões, mas tem seu lugar na história pelo talento e pela identificação de quem virou até capitão. Porém, ao final de seu contrato, o centroavante de 28 anos optou por não renovar. Busca um novo destino para tentar ampliar sua história, quem sabe para objetivos maiores.

“Caro Andrea, reconhecemos sua decisão de embarcar em uma nova experiência. A partir de hoje, nossos caminhos se separam. Vivemos juntos sete temporada, o que no futebol moderno representa um vínculo muito forte, sempre compartilhando, com a mesma paixão, alegrias e sofrimentos, emoções e decepções. Agradecemos por tudo aquilo que você nos deu, orgulhosos com a contribuição de tudo o que você se tornou para o Toro. Nós te saudamos desejando muita sorte para o prosseguimento de sua carreira”, escreveu o Torino.

Belotti é o oitavo maior artilheiro da história do Torino, com a maior quantidade de gols assinalados neste século. Teve grandes momentos pontuais, embora seu ótimo nível em tantas temporadas não tenha evitado o marasmo do meio da tabela aos grenás. Talvez o grande feito se concentre mesmo no destaque que valeu as convocações para a seleção italiana, tornando-se parte do elenco campeão da Euro 2020. Entretanto, para a história vitoriosa de um clube como o Toro, a falta de taças impede um lugar maior na galeria de ídolos. E, de certa forma, é o que rege sua vontade de sair.

Este não é o momento mais favorável para Belotti procurar um novo clube. O centroavante já teve mais moral no mercado. De qualquer forma, aos 28 anos, tem um bom período pela frente para tentar render em alto nível. É o que deve determinar sua assinatura – ainda sem ter destino definido, com o Monaco se tornando um possível comprador. Fato é que, independentemente dos próximos passos, vai ser lembrado com carinho no Torino. A despedida não é das melhores, mas ainda assim os números e a relação que construiu falam por si.

Abaixo, uma lista de golaços de Belotti pelo Torino. Mostram bem a potência do centroavante nos arremates, sua explosão para arrancar pelo campo de ataque e também a especialidade nos voleios. Dez tentos selecionados pelo próprio Toro, que indicam os motivos da idolatria.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo