Cremonese derruba mais um grande e chega à semifinal da Copa da Itália pela primeira vez desde 1987
Depois de eliminar o Napoli, a lanterna da Serie A também despachou a Roma e enfrentará a Fiorentina por vaga na decisão

O Napoli caminha para ser campeão italiano com uma campanha avassaladora, mas, na Copa da Itália, foi eliminado pela Cremonese nas oitavas de final. E a Roma teve o mesmo destino. A lanterna da Serie A derrubou mais um grande clube do país nesta quarta-feira, vencendo no Estádio Olímpico por 2 a 1, para chegar à semifinal da competição pela primeira vez desde 1986/87. Enfrentará a Fiorentina por uma inédita vaga na decisão.
A campanha da Cremonese na Copa da Itália também é curiosa porque essa competitividade não está aparecendo na liga nacional, da qual ocupa a última posição, ainda sem vitórias após 20 rodadas e com apenas oito pontos. Talvez por isso, jogando em casa, José Mourinho concluiu que dava para usar um time modificado e ainda ter uma boa chance de vencer.
Rui Patrício, Gianluca Mancini, Ibañez e Lorenzo Pellegrini foram os únicos titulares contra o Napoli no último domingo que começaram jogando contra a Cremonese, e uma das novidades, o garoto Benjamin Tahirovic, de 19 anos, teve a primeira grande oportunidade, aparecendo na segunda trave para completar o cruzamento de Zelik Çelik. Chutou em cima do goleiro Mouhamadou Sarr.
Aos 26 minutos, a Roma tentava construir no campo de ataque. Kubulla, na altura do meio-campo, recebeu o passe e vacilou. Cyriel Dessers desarmou e arrancou todo o campo de ataque sozinho. Dentro da área, tentou dar o drible em cima de Rui Patrício e foi derrubado. Pênalti, que ele mesmo converteu para fazer 1 a 0 para a Cremonese.
Mourinho retornou do intervalo atirando. Paulo Dybala, Nemanja Matic, Chris Smalling e Nicolas Zalewski entraram em campo para tentar salvar a campanha da Roma, mas a missão ficou duas vezes mais difícil quando Charles Pickel recebeu o passe de David Okereke, que havia entrado no lugar de Dessers, cruzou, e Çelik acabou mandando contra o próprio patrimônio.
A Roma foi para cima e até criou oportunidades. Ibañez teve uma cabeçada perigosa, em cobrança de falta de Pellegrini, e Belotti quase descontou com um voleio. Depois, o centroavante fez o pivô para Smalling chegar batendo de frente. Àquela altura, Mourinho havia colocado o time mais para frente, com Tammy Abraham na vaga de Tahirovic para formar uma dupla de ataque com Belotti.
Abraham chegou a mandar uma bola na trave, mas estava em posição de impedimento, e a Cremonese encaixou dois contra-ataques perigosos, com direito a Marco Benassi tentando um golaço de letra. Nos acréscimos, Dybala tabelou com Matic e mandou por cima do travessão, pouco antes de Belotti descontar com um bonito chute cruzado. Mas foi muito pouco para evitar a eliminação da Roma.
.