Serie A

Com primeiro tempo fulminante, Roma vence e convence contra a Udinese e ultrapassa a Juventus

Depois do Roma entrou em campo com sede de jogo para ultrapassar a Velha Senhora neste domingo (14). O ritmo elevado sobretudo no primeiro tempo foi muito para a Udinese, que não segurou os Giallorossi e acabou derrotada por 3 a 0.

A Roma foi a campo sem Smalling, Kumbulla e Zaniolo, lesionados, e com Dzeko no banco ainda como consequência do desentendimento com o técnico Paulo Fonseca, mas teve a volta de Lorenzo Pellegrini após suspensão. Mesmo sem seu centroavante, não teve problemas para encontrar os gols. Logo aos cinco minutos, o time da casa abriu o placar em cruzamento do zagueiro Gianluca Mancini para cabeçada de Jordan Veretout.

Aos 23 minutos, o goleiro Musso cometeu pênalti em Mkhitaryan. Após verificação e confirmação do VAR, Veretout foi para a bola e converteu, fazendo seu segundo gol no jogo. Apenas quatro minutos mais tarde, em uma linda trama com participação de Mkhitaryan e Veretout, Pellegrini apareceu para marcar o terceiro, mas uma falta do armênio no início da jogada acabou por invalidar o tento, após checagem do VAR.

O 2 a 0 ao intervalo fez jus ao domínio da Roma, que poderia ter marcado ainda mais. Enquanto os Giallorossi haviam finalizado dez vezes, três delas ao gol, a Udinese não havia chegado para o duelo, terminando a primeira etapa sem sequer um chute bloqueado. Na posse de bola, a supremacia também era do time de Paulo Fonseca, com 59%.

A Udinese conseguiu mudar o panorama no segundo tempo, finalizando seis vezes contra três da Roma e com 55% da posse na etapa final, mas não converteu isso em gols e em momento algum ameaçou de verdade a vitória do time da casa. Como último prego no caixão, Pedro, aos 48 do segundo tempo, fez o 3 a 0 com um bonito chute no ângulo esquerdo superior de Musso, após boa jogada individual de Mkhitaryan e toque de Dzeko.

A Juve, que havia entrado na rodada com a esperança de diminuir a distância para o líder Milan, não só desperdiçou sua chance como agora acaba de ser superada pela Roma na tabela. O triunfo levou os Giallorossi a 43 pontos, um a mais que a equipe de Andrea Pirlo. Embora falar na Roma como concorrente ao Scudetto seja ainda um exagero, a equipe aproveita o foco nos rivais para fazer sua parte sem tantos holofotes, mas frequentemente com um bom futebol, como visto no primeiro tempo do jogo deste domingo.

function resetIframeHeight(o) { o.style.height = o.contentWindow.document.documentElement.scrollHeight + ‘px'; }

Classements proposés par
Foto de Leo Escudeiro

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).
Botão Voltar ao topo