Serie A

Tropeço em clássico deixa Juventus mais longe da liderança, e Napoli mais perto de briga por vaga em competições europeias

Vitória por 2 a 1 em casa deixou o Napoli mais próximo de briga por primeiras posições da Serie A. Já a Juventus pode ficar ainda mais longe da líder Inter de Milão

Até a metade da Serie A, era esperado que Inter de Milão e Juventus brigassem rodada a rodada pelo título. Mas conforme o tempo e as rodadas passam, a Vecchia Signora fica não só mais distante do título, como inclusive de ficar entre os dois primeiros colocados. Neste domingo (3), o time de Massimiliano Allegri até tentou criar, mas mesmo assim, não foi páreo para o empolgado Napoli, que ganhou por 2 a 1 no Estádio Diego Armando Maradona.

Kvicha Kvaratskhelia e Giacomo Raspadori foram os autores dos gols que deixaram o Napoli com 43 pontos, na 7ª posição. A apenas 4 da Roma, primeiro time entre os classificados para competições europeias, os partenopei parecem estar cada vez mais esperançosos por também disputar uma vaga, já que desde que Francesco Calzona assumiu o comando da equipe, foram 2 vitórias e 1 empate na Serie A.

Já a Juventus estacionou nos 57 pontos, mesmo com o gol anotado por Federico Chiesa. Por melhor que tenha jogado, especialmente com o trio Vlahovic, Chiesa e Alcaraz, a Vecchia Signora pode ver a Inter de Milão abrir 15 pontos de vantagem na liderança, e ainda tem o Milan, terceiro colocado com 56 pontos, em sua cola.

Napoli demora para acordar, mas sai na frente

Apesar de estar em um território hostil contra um rival histórico, a Juventus não abaixou a cabeça e foi para cima. Já no início da partida, em um erro de saída de Olivera, Chiesa roubou a bola, avançou e cruzou para Vlahovic. O sérvio jogou e cabeça no contrapé do goleiro, mas ele tirou demais de Meret, e a bola foi para fora. Mesmo tendo mais posse de bola, o Napoli tinha muita dificuldade para conseguir chegar à meta da Juventus. Apostando nos contra-ataques, a Juventus quase chegou novamente perto do gol novamente por volta dos 33 minutos. Vlahovic avançou pelo lado esquerdo e deu um sutil toque por cima de Meret. Porém, a bola bateu na trave.

A bola na trave acordou o Napoli. A equipe de Francesco Calzona subiu a marcação, e teve em Traoré seu principal elo entre defesa e ataque. O marfinense, que chegou em janeiro deste ano, ganhou a titularidade de Zielinski, já que o polonês resolveu não renovar o seu contrato para jogar pela Inter de Milão a partir da próxima temporada. E aos 43, a pressão deu resultado. Di Lorenzo cruzou a bola para a área e Bremer afastou. Mas de primeira, Kvaratskhelia pegou uma espécie de voleio para fazer um golaço e abrir o marcador, para enlouquecer a torcida que encheu o Estádio Diego Armando Maradona, e que foi feliz para o intervalo.

Juventus tenta reagir, mas Napoli assegura vitória com gol emocionante

Por mais improvável que seja tirar o título da líder Inter de Milão, a Juventus voltou para a etapa final querendo ao menos diminuir a vantagem para o primeiro colocado. Vlahovic seguiu sendo o grande criador de chances, mas a Vecchia Signora teve outra grande chance com Cambiaso. Mas o chute do ala foi por cima do gol. Precisando de qualquer jeito da vitória, o técnico Massimiliano Allegri mexeu colocando jovens como Yildiz, Weah e Nonge. Mas o empate veio dos pés de dois titulares. Chiesa fez tabela com Alcaraz pelo lado direito e após dominar, acertou um chute forte no canto direito de Meret, para esperanças para os visitantes, aos 36 minutos.

Mas a angústia anfitriã não durou tanto tempo assim. Osimhen, que teve muitas dificuldades durante toda a partida por conta da forte marcação feita por Bremer, apareceu na hora certa em erro de um das opções de Allegri para o segundo tempo. Em dividida, o nigeriano tomou um pisão de Nonge, que foi considerado falta após sugestão do VAR. Osimhen chamou a responsabilidade, mas sua cobrança foi defendida por Szczesny. Mas Raspadori saiu como um raio de trás e fez o segundo ao pegar o rebote do goleiro polonês.

Desesperado, Allegri fez novas mudanças e inclusive tirando Nonge após o pênalti. Nos acréscimos, a equipe visitante teve uma chance excelente de igualar o marcador novamente na base do abafa. Mas após cruzamento em rebote de Locatelli, o zagueiro Rugani chutou muito para cima, dando números finais ao jogo. Mesmo que o campeão da Serie A esteja cada vez mais próximo de ser confirmado, a briga pelas vagas europeias parece que ainda vai pegar fogo.

 

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo