O incrível Bologna de Thiago Motta precisa voltar a ser incrível antes que a carruagem vire abóbora
Bologna vem de uma sequência negativa de resultados e, contra o Cagliari, corre pela vitória e para não despencar na Serie A

A temporada do Bologna do promissor técnico Thiago Motta é excelente, não há dúvidas. Mas já foi bem melhor também, isso é um fato. Se começou muito bem, jogando um futebol envolvendo e somando vitórias que os levaram às primeira colocações da Serie A, sonhando até com uma vaga na Champions League, os rossoblù precisa urgentemente melhorar seu desempenho em comparação aos jogos recentes para que sua bela carruagem não se transforme em uma abóbora ao final da temporada atual.
Neste domingo (14), a oportunidade perfeita se dá diante do Cagliari, um dos piores times do Campeonato Italiano e lutando com todas as forças para não ser rebaixado. É a oportunidade perfeita para que Thiago Motta e seus comandados retomem o caminho das vitórias. Afinal, mesmo ainda figurando em uma honrosa quinta colocação na Serie A, o Bologna está vendo os adversários se aproximarem e, como sabemos, a segunda metade da temporada sempre reserva aquela briga de faca pelos primeiros postos.
Má fase atual prejudicou Bologna na luta pela Champions, mas vaga ainda é (bem) possível
As primeiras colocações do Campeonato Italiano estão divididas em basicamente três blocos de times, e o Bologna está no terceiro deles. No primeiro estão Internazionale e Juventus, que disputam o título cabeça a cabeça; no segundo está sozinho o Milan, que parece não ter forças para lutar pelo scudetto, mas também tem uma pontuação que, até o momento, o garante não estar sendo perturbado pelos times mais atrás; e então, um terceiro bloco que é aberto pela Fiorentina em quarto lugar e ainda tem, em ordem de classificação, o próprio Bologna, a Lazio, a Atalanta, a Roma e, fazendo uma força, até o Napoli. Isso porque entre a Viola e os azzurri, a diferença é de apenas cinco pontos.
Ou seja, nada está definido tanto para a última vaga italiana na Champions League como, mais ainda, para as classificações para Liga Europa ou Conference League. Ao mesmo tempo em que está na disputa pelas três competições, o Bologna de Thiago Motta têm de abrir o olho, pois a distância entre o quarto e o nono colocado é tão pequena que qualquer deslize pode mudar totalmente a tabela de classificação. E os rossoblù vêm de simplesmente dois tropeços seguidos na Serie A e uma eliminação dolorida na Copa da Itália, diante da Fiorentina, uma de suas maiores rivais. Ou seja, é hora de virar a chave.
E não já rodada melhor para que o Bologna volte a vencer, afinal o Milan vai encarar a Roma hoje e, algum dos dois perderá pontos — se não os dois. A Fiorentina, também neste domingo, recebe a Udinese, time que enfiou 3 a 0 recentemente nos rossoblù. Atalanta e Lazio, respectivamente, fazem jogos mais fáceis, contra Frosinone e Lecce. Vencer é crucial para que o Bologna não só não despenque na tabela, mas para que se mantenha forte na disputa pela vaga que parece ser a última em aberto na Champions League para times italianos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Para vencer o Cagliari, Thiago Motta conta com Joshua Zirkzee e Lewis Ferguson
E para conseguir a tão almejada vitória, que não vem desde a partida em confronto direto contra a Atalanta, em 23 de dezembro, o Bologna, que perdeu um e empatou o outro em seus dois últimos jogos pela Serie A, conta principalmente com uma dupla que tem sido seu pilar nessa temporada: o atacante Josua Zirkzee e o meio-campista Lewis Ferguson. Juntos, eles são responsáveis por 11 dos 22 gols que o time marcou na competição, simplesmente metade deles.
O ataque, aliás, tem sido uma peça a ser melhorada por Thiago Motta, já que os 22 gols feitos no primeiro turno colocam o Bologna com o pior setor ofensivo entre os nove times que ocupam as primeiras colocações na tabela e lutam por vagas em competições europeias. Mesmo assim, Zirkzee e Ferguson têm se destacado por serem justamente o desafogo de um setor criativo, mas que tem tido dificuldades em furar as fortes retrancas do futebol italiano.
Por outro lado, os poucos gols feitos resultam em bons resultados até aqui porque a defesa é simplesmente a terceira melhor do Campeonato Italiano, atrás apenas de Internazionale e Juventus, tendo sofrido apenas 13 gols — sendo quatro deles nos últimos dois jogos, o que precisa ser consertado. É neste ritmo que a Cinderela da temporada italiana corre contra o tempo e contra adversários para não ver tudo desmoronar na hora do vamos ver.