Serie A

Bologna de Thiago Motta joga bem novamente na Serie A, vence Fiorentina e acirra briga por vaga da Champions

Equipe treinada por Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano, Bologna vence em casa por 2 a 0 e fica empatado com a Atalanta, último time na zona de classificação da Champions League

Temos uma Serie A, e uma senhora Serie A na Itália. Jogando mais uma vez um futebol propositivo, de muitos passes, mudanças de posição e acima de tudo harmonia, o Bologna fez mais um adversário sucumbir no estádio Renato Dall'Ara, nesta quarta-feira (14). Em jogo atrasado da rodada 21, o time anfitrião venceu a Fiorentina por 2 a 0, e se aproximou novamente dos quatro primeiros colocados da competição.

Os gols foram anotados por Riccardo Orsolini, e também por Jens Odgaard nos segundos finais. Com o resultado, o time rossoblu se manteve na quinta posição do torneio com 42 pontos, mas está empatado com a Atalanta, quarta colocada e último time que ocupa uma vaga entre classificados para a Champions League da temporada 2024/2025.

Intensidade desde o começo

O jogo começou do jeito que parecia que de fato ia, com ambas as equipes buscando o gol, mesmo de que maneiras diferentes. Enquanto a Fiorentina focava mais nos contra-ataques aproveitando a velocidade de Ikone e Nico González, o Bologna tentava manter o controle da bola com troca de passes e procura por espaços.

E aos 12 minutos, o time anfitrião se mostrou mais letal. Orsolini recebeu um lançamento do campo de defesa. O atacante conseguiu dominar a bola avançou, deu um corte em Biraghi e bateu rasteiro, no canto de Terracciano. O gol levou à loucura a torcida no estádio Renato Dall'Ara.

A desvantagem fez a Viola acelerar. No primeiro lance após o 1 a 0, Bonaventura encontrou espaço para chutar, mas a finalização de fora da área parou nas mãos do goleiro. 10 minutos depois, o meia voltou a aparecer com um chutaço de fora da área, mas a finalização foi para fora.

Mas isso não significa que o Bologna recuou. A equipe de Thiago Motta valorizava a posse de bola, tentando criar jogadas. Aos 24 minutos, Orsolini chutou para fora e após um minuto, foi a vez de Zirkzee finalizar no lado da meta e desperdiçar uma chance de gol.

O segundo gol dos rossoblu quase veio aos 35 minutos, e novamente com Ricardo Orsolini. Em cobrança de falta na lateral, o atacante bateu direto para o gol. O lateral Posch tentou desviar, mas não conseguiu. Entretanto, o quase cabeceio atrapalhou o goleiro da Fiorentina, que viu a bola passar e encostar na rede. Mas o gol foi anulado após o árbitro ir ao VAR e concluir que o austríaco, que estava em posição irregular, atuou diretamente no lance.

A etapa final começou com o time anfitrião tentando compensar o gol ‘tirado'. Aos 5 minutos, Zirkzee recebeu um lançamento livre e tocou por cima de Terracciano. Entretanto, após leve desvio do goleiro, o defensor Kayode apareceu em cima da hora para tirar a bola em cima da linha. E o camisa 1 salvou a Viola novamente aos 10 minutos. Ferguson mergulhou para cabecear um cruzamento de Posch, que foi defendido a queima-roupa por Terracciano.

A Fiorentina demorou para reagir, mas com a entrada de Lucas Beltrán, a equipe de Vincenzo Italiano melhorou. O argentino, que se movimenta bastante e é habilidoso, segurava a bola na frente esperando a aproximação dos outros jogadores de ataque. Aos 23 minutos, Biraghi acertou uma boa cobrança de falta, mas a finalização foi espalmada por Ravaglia.

Após 13 minutos de pressão, a Fiorentina chegou muito perto de empatar. Biraghi cruzou e Beltrán conseguiu desviar a bola para o meio da área. Nzola estava livre na pequena área, mas seu cabeceio foi para fora, para desespero dos jogadores da Viola e do técnico Thiago Motta, que resolveu mexer no Bologna por conta da blitz dos visitantes.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quem não faz…

A Fiorentina seguiu pressionando, mas as mudanças que de fato deram certo foram as provenientes do banco anfitrião. No último minuto, Lykogiannis avançou pelo lado esquerdo após disputa e cruzou rasteiro para dentro da área. Odgaard apareceu completamente livre para pôr fim no placar final do Bologna, que mais do que nunca está de olho e firme em uma vaga para disputar a próxima Champions League.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo