Serie A

Bologna acaba com festa da Lazio, vira e se mantém em zona de classificação para torneios europeus

El Azzouzi e Zirkzee fizeram os gols da vitória do Bologna por 2 a 1 contra a Lazio pela Serie A, e permanece na cola da Atalanta por vaga na Champions League

O domingo (18) era um dia de homenagens para a Lazio. Diante da torcida no Estádio Olímpico de Roma, teve homenagens para o ex-zagueiro Sinisa Mihajlovic, que faria 55 anos nesta semana, e também a Ciro Immobile, que chegou aos seus 200 gols na Serie A. Entretanto, foi o Bologna que saiu com o sorriso aberto após a virada por 2 a 1, com gols marcados por Oussama El Azzouzi e Joshua Zirkzee. Gustav Isaksen fez o gol dos anfitriões.

Com o resultado, o Bologna chegou aos 45 pontos, se mantendo na quinta colocação na Serie A, e também na zona de classificação para a Liga Europa e com os mesmos pontos da Atalanta, quarta colocada e último time dentro da zona de classificação para a Champions League. Já a Lazio saiu bastante prejudicada. Ainda na oitava posição, o time da capital italiana permaneceu com 37 pontos, e perdeu também uma grande chance de encostar no top 5 do torneio.

Erros viram gols

Mesmo jogando fora de casa, foi o Bologna que começou com mais perigo. Após receber um passe, Ferguson tentou um chute forte de fora da área, e a bola passou perto. 3 minutos depois, o time anfitrião respondeu. Mas o chute mascado de Immobile foi defendido por Skorupski. Aos 13 minutos, a Lazio chegou a fazer um gol com o seu camisa 17. Entretanto, a arbitragem marcou impedido de Immobile, após grande jogada do brasileiro Felipe Anderson.

Aos 17 minutos, finalmente veio o merecido gol dos anfitriões. Isaksen aproveitou erro defensivo e tocou para Immobile. O centroavante devolveu o passe, deixando o dinamarquês livre, para tirar do goleiro e abrir o placar com um chute no canto direito. O autor do primeiro gol estava com tudo. Aos 30 minutos, ele quase fez o segundo com um belo chute de fora da área, que foi defendido por Skorupski com a ponta de seus dedos.

Aos 39 minutos, os visitantes conseguiram o empate após um erro na saída de bola. O goleiro Provedel tentou sair jogando, mas seu toque na fogueira foi para Fabbian. De primeira, o volante tocou para El Azzouzi, que anotou o gol do Bologna. Inicialmente a arbitragem invalidou o tento, mas voltou atrás após checagem do VAR.

Logo depois do gol, a Lazio buscou imediatamente voltar à frente do placar. A principal chance após o 1 a 1 no primeiro veio com Guendouzi. Em rebote após escanteio, o francês chapou a bola de primeira, mas Lucumí evitou o segundo gol dos anfitriões com uma cabeçada em cima da linha, impedindo uma nova vitória parcial dos anfitriões antes do intervalo.

Artilheiro aparece na hora certa

O empate empolgou o Bologna, que voltou para a etapa final melhor, buscando mais oportunidades e conseguindo pressionar uma assustada Lazio. Precisando mexer na postura da equipe, o técnico Maurizio Sarri colocou os atacantes Pedro e Castellanos nas vagas de Isaksen e Immobile.

Entretanto, o jogo foi ficando cada vez mais travado, com nenhuma das equipes conseguindo criar chances perigosas. Thiago Motta fez 3 mudanças de uma única vez, pondo Ndoye, Aebischer e Urbánski, enquanto Sarri depois deu oportunidades para Kamada e o lateral-esquerdo Pellegrini.

E com as mudanças, quem se deu melhor foi o Bologna. Zirkzee saiu da área para tabelar com Kristansen. Após receber cruzamento rasteiro do lateral, o holandês completou a finalização, que bateu no fundo da rede do Estádio Olímpico de Roma, aos 39 minutos. O revés fez a Lazio pressionar de todas as formas. Mas nem com o goleiro Provedel indo para a área, tentando cabecear em escanteio, fez com que o time da casa conseguisse arrancar um ponto no Estádio Olímpico, para desapontamento dos presentes na capital.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo