Serie A

Berardi adiciona mais um jogo à sua lenda no Sassuolo: decidiu um 4×3 aos 47 do 2° tempo

Berardi liderou a emocionante virada na visita ao Empoli, que também teve gol de Matheus Henrique e assistência de Viña

Às vezes é incrível pensar como Domenico Berardi continua no Sassuolo, temporada após temporada. O nome do atacante tantas vezes foi especulado nos grandes clubes da Itália e, afinal, ele chegou a ter contrato com a Juventus num acordo de copropriedade, mas nunca atuou pela Velha Senhora. A esta altura, aos 29 anos, uma grande transferência soa como improvável. Melhor ao Sassuolo, que desfruta de uma lenda do clube, com uma só camisa em toda a sua caminhada. O sucesso com os neroverdi já permitiu que Berardi fosse campeão da Euro 2020 com a seleção italiana. E suas grandes histórias na Serie A se ampliam. Neste domingo, ele decidiu um emocionante triunfo por 4 a 3 na visita ao Empoli, com o gol derradeiro nos acréscimos do segundo tempo.

O Empoli começou a complicar ao Sassuolo bem cedo. A equipe da casa ganhou um pênalti logo aos dois minutos, para Francesco Caputo converter e abrir o placar. No entanto, o Sassuolo passou a dominar as ações e virou ainda na primeira etapa. Aos 12, numa cobrança de escanteio, Andrea Pinamonti prevaleceu na área para anotar de cabeça. Já aos 22, a virada dos neroverdi foi cortesia de Matheus Henrique. Jeremy Toljan cruzou da direita e o brasileiro se infiltrou para desviar. A partida começava num ritmo alucinante.

O Empoli não se acomodou. Os azzurri conseguiram o empate aos 30 minutos, numa bola brigada na entrada da área. Jacopo Fazzini bateu rasteiro e pegou o goleiro Andrea Consigli no contrapé. O final da primeira etapa seguiu com uma pressão maior dos anfitriões pela nova virada. O Sassuolo só voltou a tomar as rédeas em meados do segundo tempo. E conseguiu o terceiro gol num pênalti, cometido no limite da grande área. Berardi assumiu a cobrança e mandou para dentro. Foi quando começou o show do atacante, que quase fez mais um na sequência. Bateu de fora da área e carimbou a trave.

O Empoli partiu para cima na reta final. Tentou o empate e viu a pressão dar resultado aos 41. Consigli fez uma defesaça numa batida de Emmanuel Gyasi, que ainda pegou no travessão. No rebote, Viktor Kovalenko bateu cruzado e, na tentativa de bloquear, Matías Viña marcou o gol contra. O Sassuolo, apesar do baque, não se entregou totalmente. Tinha Berardi. A vitória se consumou aos 47, graças ao camisa 10. Viña cruzou, a bola passou por todo mundo e Berardi emendou a chicotada dentro da área. A bola ainda desviou na marcação, o que matou o goleiro Etrit Berisha.

Na tabela

O Sassuolo encerra uma sequência em jejum na Serie A, mas não faz grande campanha desta vez. Os neroverdi estão no 13° lugar, com 15 pontos, a cinco de classificação às copas europeias. Já o Empoli perdeu a chance de ganhar um respiro, apesar da recuperação mais recente. Os azzurri aparecem na zona de rebaixamento, com 10 pontos, no 18° lugar.

A rodada da Serie A teve outro jogo decidido nos acréscimos do segundo tempo neste domingo, com a vitória do Frosinone por 2 a 1 sobre o Genoa. Matías Soulé abriu o placar para o Frosinone numa bomba de longe e o Genoa empatou também numa pancada de Ruslan Malinovskyi do meio da rua. O segundo tempo seguiu movimentado e Malinovskyi quase virou numa falta que parou no travessão. Porém, aos 49, Ilario Monterisi aproveitou uma bola na área para decretar o triunfo dos Canarini. O Frosinone fica no décimo lugar, com 18 pontos, a dois da zona da Conference League. O Genoa aparece mais abaixo, em 15°, com 14 pontos.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo