Serie A
Tendência

Berardi estava impossível e o Sassuolo demoliu um atolado Milan em pleno San Siro

Berardi contribuiu com um gol e três assistências para o Sassuolo, que não vencia desde outubro, fazer 5x2 no Milan e expor ainda mais os problemas dos atuais campeões

Assim que chegou à primeira divisão do Campeonato Italiano, o Sassuolo representou um pesadelo constante ao Milan. De 2013/14 a 2015/16, os neroverdi ganharam quatro dos seis duelos contra os rossoneri pela Serie A. Os milanistas passaram a se impor no embate depois disso, mas, nos anos recentes, os pequenos voltaram a representar um pesadelo. Nos últimos cinco encontros, são três vitórias do Sassuolo e um empate. Nenhum desses triunfos com o peso da humilhação que aconteceu no San Siro neste domingo. Se o momento dos milanistas já é ruim, os visitantes, que não venciam desde outubro, trataram de expor os tantos problemas defensivos de uma equipe que parece ter perdido a motivação. Nada deu certo para o Milan na tarde, ainda com dois tentos anulados. E tudo conspirou aos neroverdi, em especial Domenico Berardi. O camisa 10 acabou com a partida: foram três assistências e um gol, numa atuação de gala que valeu os 5 a 2 no placar.

Antes que o desastre começasse, o Milan teve suas oportunidades de abrir o marcador. Ante Rebic quase se aproveitou da linha alta do Sassuolo, mas bateu para fora aos dois minutos. Aos oito, Olivier Giroud balançou as redes, mas estava impedido. Apesar disso, o Sassuolo não demorou a demonstrar que tinha um melhor encaixe ofensivo. Depois dos dez minutos, as chegadas dos neroverdi eram mais constantes e o gol saiu naturalmente aos 19. Berardi fez uma jogadaça pela direita e aproveitou os espaços dados pela defesa. Chegou à linha de fundo e passou rasteiro para a pequena área, onde Grégoire Defrel completou para as redes.

O Milan sequer conseguiu recobrar os sentidos. Dois minutos depois, o Sassuolo ampliou. E impressionou a forma como os visitantes trocaram passes com facilidade, mais uma vez conduzidos por Berardi. O ponta entregou para Davide Frattesi, que invadiu a área em velocidade e chutou cruzado. Ao menos, o Milan teve um respiro quando já descontou aos 24, com Olivier Giroud. Davide Calabria cruzou e o centroavante conferiu de cabeça. Porém, a maior posse de bola dos rossoneri não gerava uma pressão contínua. E o Sassuolo anotou o terceiro aos 30, num escanteio fechado que Berardi, sempre ele, arrematou no primeiro pau. Ainda havia tempo para os milanistas tentarem descontar de novo antes do intervalo. O que se via, porém, era um time sem acerto e abatido. Limitou-se a tiros tortos, até que Andrea Consigli barrasse Ante Rebic já no fim.

A entrada de Rafael Leão dava certa esperança ao Milan logo na volta do intervalo. Porém, o Sassuolo ganhou um pênalti com menos de um minuto e poderia decretar a goleada, com o quarto gol. Armand Laurient foi derrubado dentro da área por Calabria e ele mesmo cobrou o penal, para vencer Ciprian Tatarusanu. Os rossoneri teriam que remar tudo de novo. E teriam outro banho de água fria aos 11 minutos, com mais um gol anulado, agora de Rebic após cobrança de falta em direção ao pagode. Era um momento mais aceso dos milanistas. Mesmo assim, o time tinha muito a fazer e os neroverdi tratavam de amarrar até com confusão.

A partir de então, o próprio Milan parecia não mais acreditar numa mudança da partida. O Sassuolo conseguia administrar o resultado e evitava qualquer reação. O que mexeu um pouco mais no duelo foram as substituições. Dois jogadores vindos do banco balançaram as redes na reta final. Primeiro, para o quinto gol dos neroverdi aos 34. Em mais uma investida com Berardi pela direita, Matheus Henrique recebeu a bola e bateu rasteiro para deixar o seu. Já o segundo milanista foi um consolo e tanto, num chutaço de Divock Origi da entrada da área, no ângulo. Contudo, aos 36 minutos, era tarde para qualquer coisa e a pintura sequer elevava o moral. Berardi seria substituído nesta sequência, muito vaiado, numa prova cabal de sua excelência. Os rossoneri ainda insistiram no terceiro, mas as confusões eram mais frequentes que as chances e o placar ficou nisso mesmo.

O Milan chega à quarta partida sem vencer na Serie A e liga o sinal de alerta mais claramente, mostrando que os 4 a 0 da Lazio não foram exceção. Com 38 pontos, os rossoneri ficam na quarta colocação, ultrapassados pela Atalanta. Podem inclusive deixar o G-4 na sequência da rodada. Não bastasse a sequência ruim, o nível de futebol consegue ser pior. Já o Sassuolo, somente o 16° colocado, põe fim a uma série de oito rodadas sem vencer. A equipe fica com 20 pontos, oito acima do Z-3.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo