Serie A

A Roma derrotou o Lecce com aperto, mas saiu mais preocupada pela lesão de Dybala no lance do gol

Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, a Roma ficou devendo com a vitória magra no Olímpico, mas o temor é a situação de Dybala ao se lesionar

A Roma não consegue apresentar um futebol muito convincente para o nível de investimento realizado na temporada. Mesmo com tantos reforços de peso no setor ofensivo, as vitórias costumam ser magras. Mesmo assim, são triunfos constantes e conseguem garantir um bom início na Serie A. O domingo não seria diferente, com um 2 a 1 apertado diante do Lecce no Estádio Olímpico. A expulsão de Morten Hjulmand no primeiro tempo não abriu o caminho à Loba, que perdeu muitas chances. Foi necessária outra constante da temporada: o poder de decisão de Paulo Dybala, que anotou o gol da vitória cobrando pênalti, apesar de sair lesionado. Segundo José Mourinho, em declaração após o jogo, há a preocupação de que o argentino volte apenas em 2023 – e, assim, perca a Copa do Mundo.

A Roma precisou de seis minutos para sair em vantagem. Após cobrança de falta, Luca Pellegrini cruzou da intermediária e Chris Smalling completou de cabeça para o barbante. Os romanistas seguiam em cima e a expulsão de Morten Hjulmand, por uma solada em Andrea Belotti aos 22, parecia ajudar. Todavia, a Loba tinha dificuldades para converter sua superioridade em chances claras. Pagou caro aos 39, quando o Lecce empatou após um escanteio. A equipe ganhou as divididas, até Gabriel Strefezza definir.

Tammy Abraham e Leonardo Spinazzola davam mais força ofensiva para a Roma na volta do intervalo. E os dois contribuíram para o segundo gol: num cruzamento de Spinazzola é que Abraham sofreu um pênalti. Dybala converteu aos três minutos, mas sequer comemorou, ao se lesionar durante o chute e sair logo na sequência. José Mourinho preferiu recompor o meio com Nemanja Matic. Apesar do amplo domínio, os giallorossi não matavam o jogo e o Lecce chegou a ameaçar numa bola parada. Ainda assim, o goleiro Wladimiro Falcone trabalhou bem mais e conseguiu evitar uma derrota mais elástica, com muitas chances perdidas da Loba no fim.

Depois do jogo, Mourinho comentaria sobre Dybala: “Como ele está? Eu diria muito, muito mal. Se ele volta antes de 2023? Não sou médico e não falei com um, mas, pela minha experiência, pelo que vi dele, e por aquilo que ele me disse, eu diria que é difícil voltar”.

A Roma está na quinta colocação da Serie A, com 19 pontos. Aparece no pelotão principal do campeonato, com campanha superior às de Internazionale e Juventus, por exemplo. Já o Lecce fica dois pontos acima da zona de rebaixamento, no 16° lugar.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo