ItáliaSerie A

A Juventus não para, e vira contra a Fiorentina em atuação simbólica de sua arrancada

A cada rodada, a ameaça se torna mais real. A cada rodada, a arrancada se torna mais digna de aplausos. A Juventus emendou a sexta vitória consecutiva na Serie A, batendo a Fiorentina de virada em Turim. O triunfo por 3 a 1 valeu bem mais do que a quarta colocação aos bianconeri. A equipe de Massimiliano Allegri ainda ficou a dois pontos da zona de classificação da Liga dos Campeões, com Napoli e a própria Viola logo à frente. Além disso, são seis pontos para a líder Internazionale. Se por algum tempo sonhar com o pentacampeonato italiano pareceu impossível durante algum tempo, o sonho agora é palpável. E o alto nível já começa a recolocar os juventinos como favoritos, a despeito da distância.

A atuação deste domingo talvez tenha representado o ápice da ascensão da Juve. Apesar de sofrer um gol com apenas dois minutos de jogo, em pênalti cobrado por Ilicic, a postura dos bianconeri na reação impressionou. O time não se abalou pela diferença e logo passou a se impor no campo de ataque. Conseguiu buscar o empate logo no primeiro arremate, em cruzamento de Evra que Cuadrado completou de cabeça e encobriu Tatarusanu. A confiança que o time da casa precisava.

A Juventus ameaçou mais a partir de então, mesmo não criando chances tão claras. O time dominava o jogo no meio de campo e tinha muito mais profundidade, explorando o jogo pelos lados de campo. Entretanto, a torcida precisou ter paciência até que a virada se consumasse, já depois dos 35 do segundo tempo. Mandzukic aproveitou bola solta para fazer o segundo. Por fim, nos acréscimos, Dybala acabou recompensado por seu esforço. Jogador mais agressivo do ataque, o argentino aproveitou jogada em velocidade e anotou o terceiro.

No elenco, a Fiorentina pode não contar com um time tão impressionante, mas vem fazendo campanha louvável na Serie A. Porém, não pôde medir forças com a Juventus, que, enfim, parece ter encaixado o seu jogo nesta temporada. Mantendo a segurança na defesa, a equipe é mais vertical em suas ações ofensivas. Não precisa mais depender apenas do placar mínimo, como de praxe nas campanhas anteriores do título. Tanto que, das nove vitórias juventinas na campanha, três saíram com virada no placar.

E imaginar a Juventus ampliando ainda mais a sua sequência é o natural, considerando que o time enfrenta os dois últimos colocados, Carpi e Verona, nas duas próximas rodadas. Diante do péssimo início de temporada, os bianconeri não deixaram se abalar, e Allegri superou a pressão sobre seu emprego para transformar a postura da equipe, encontrando novos protagonistas. A cada semana, os juventinos ratificam essa escalada.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo