Serie A

A inimaginável virada do Empoli provoca uma hecatombe ao Napoli, que se despede do sonho do Scudetto

O Empoli perdia por 0x2 até os 35 do segundo tempo, mas viu o Napoli se acomodar e ainda venceu por 3x2

O Napoli sonhou com o Scudetto durante grande parte da Serie A e teve motivos para acreditar que o fim do jejum de três décadas era possível. O bom início de campanha, no entanto, não se manteve. Os tropeços começaram a se acumular, os desfalques também atrapalharam e o embalo dos celestes se perdeu. Durante as últimas rodadas, os napolitanos passaram a jogar contra as probabilidades, diante das distâncias que aumentavam. E, neste domingo, o time de Luciano Spalletti sofreu uma derrota que dilacera qualquer esperança de sua torcida. De virada, o Napoli perdeu para o Empoli por 3 a 2, após manter os 2 a 0 no placar até os 35 do segundo tempo. Parecia até um triunfo garantido dos napolitanos, que se acomodaram. Porém, nos dez minutos finais, uma coleção de erros provocou o desastre e a improvável reviravolta no Estádio Carlo Castellani. Os anfitriões, que não venciam um jogo fazia 16 rodadas (exatamente contra o Napoli), viram carrascos no pesadelo celeste.

O Empoli ligou um sinal de alerta ao Napoli com três minutos, quando Andrea Pinamonti cabeceou ao lado da trave e quase abriu o placar. A marcação dos anfitriões era ótima e dificultava as construções dos napolitanos. Raras eram as ameaças do time de Luciano Spalletti e Victor Osimhen só conseguiu prevalecer na área aos 20, depois de um escanteio, mas não acertou o alvo. As dificuldades dos visitantes eram claras, especialmente pela forma como estavam expostos aos contragolpes.

Por volta dos 30 minutos, o Empoli teve uma sequência de finalizações. Os anfitriões conseguiam imprimir boa velocidade e encontravam espaços pelos lados do campo. Não eram lances tão clamorosos, mas que indicavam perigo e forçaram algumas intervenções de Alex Meret. Porém, quando o cenário parecia perigoso o suficiente, o Napoli abriu o placar aos 44. Numa jogada pela direita, Hirving Lozano tocou por baixo e Osimhen fez o corta-luz. Dries Mertens então ficou com o caminho livre e arrematou para as redes. Pelo que foi a etapa inicial, a vantagem era um grande lucro aos napolitanos.

O Napoli voltou para o segundo tempo com mais intensidade, e isso faria a diferença. Osimhen teria um chute por cima, pouco antes que o segundo gol viesse, aos oito minutos. André Zambo Anguissa roubou a bola e acelerou o contragolpe. Lorenzo Insigne recebeu na esquerda e chutou rasteiro, para dar mais segurança aos napolitanos. Depois disso, a equipe voltou a baixar o ritmo e o Empoli tentava descontar, sem tanta precisão. A impressão era de que o duelo estava resolvido – um ledo engano dos visitantes.

O Napoli demoraria a arriscar do outro lado, até Mertens errar o alvo aos 32. A acomodação custou caro. Pouco depois, aos 35, o Empoli voltou a abrir o jogo quando conseguiu descontar. Num lance brigado, a zaga não conseguiu afastar o perigo e Liam Henderson pegou uma sobra com muita liberdade na área, para definir na saída de Meret. Já aos 38, o amargo empate aos napolitanos se concretizou. Meret saiu jogando errado e, dentro da área, carimbou Pinamonti, que balançou as redes com um bloqueio. O desastre ganhava uma imagem clara.

Só então o Napoli tentou acordar e sair para o ataque. Dava para ficar pior? Dava, e ficou aos 43, com a inacreditável virada do Empoli. Num contra-ataque pela direita, Nedim Bajrami cruzou e Pinamonti entrou rasgando no segundo pau, para completar de carrinho. Ainda houve uma longa revisão, mas o tento acabou confirmado. No fim, o abatimento tomou conta dos napolitanos, já que o empate também não servia muito. Os celestes se entregaram ao trágico destino.

O Napoli permanece com 67 pontos, na terceira colocação. Com um jogo a mais, fica cinco pontos atrás da Internazionale e ainda pode ver o Milan abrir uma vantagem de sete pontos na sequência do domingo. O sonho do Scudetto praticamente se encerra, restando mais 12 pontos em disputa para os napolitanos. O Empoli, que não tem nada a ver com isso, evita os riscos na parte inferior da tabela. Os azzurri ocupam o 14° lugar na tabela, com 37 pontos, 12 acima da zona de rebaixamento. A permanência se encaminha.

Standings provided by SofaScore LiveScore

<iframe width="100%" height="580" src="https://www.sofascore.com/event/9645082/lineups/embed" frameborder="0" scrolling="no" style="max-width: 770px"></iframe>    <div style="font-size:12px;font-family:Arial,sans-serif"><a href="https://www.sofascore.com/napoli-empoli/febsoeb" target="_blank" rel="noopener">Empoli - Napoli Live Score</a></div>

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo