Serie A

A Fiorentina se empenhou até o fim para uma emocionante vitória sobre o Spezia aos 44 do 2° tempo

A Fiorentina dominou a partida, mas tomou o gol num contra-ataque e precisou de perseverança até o triunfo

Por conta da semana de copas europeias, a segunda-feira seria esvaziada no fechamento da rodada das grandes ligas. Ainda assim, a Serie A concluiu sua jornada com uma vitória arrancada pela Fiorentina na unha. A Viola teve dificuldades na visita ao Spezia e cedeu o empate no Estádio Alberto Picco. Contudo, os visitantes lutaram até os últimos instantes e buscaram o triunfo por 2 a 1 já aos 44 do segundo tempo. Com isso, apesar dos tropeços recentes, o time de Vincenzo Italiano volta a pleitear um lugar nas competições continentais para 2022/23.

A Fiorentina poderia ter saído em vantagem logo aos 16 minutos, quando ganhou um pênalti, mas Krzysztof Piatek acertou a trave. Ao menos o polonês se redimiu, com o primeiro gol aos 42. A Viola seguia melhor no segundo tempo e dava trabalho ao goleiro Ivan Provedel, mas uma pixotada de Sofyan Amrabat permitiu que Kevin Agudelo puxasse o contra-ataque e empatasse aos 29. Por fim, seria a vez do próprio marroquino dar a volta por cima aos 44. Num chute de fora da área, Amrabat mandou no cantinho e foi muito festejado. Os três pontos eram violetas.

A Fiorentina ocupa a oitava colocação da Serie A, com 39 pontos. Depois de duas rodadas sem vencer, a Viola se recupera e fica a três pontos da zona de classificação à Conference. Já o Spezia sofre a primeira derrota após quatro rodadas de invencibilidade. O time está relativamente tranquilo, no 14° lugar, cinco pontos acima da zona de rebaixamento.

Sobre vitórias emocionantes, vale destacar ainda os 3 a 2 do Mallorca sobre o Athletic Bilbao em Son Moix, por La Liga, num resultado fundamental para a luta dos bermellones em busca da permanência. Salva Sevilla e Ángel Rodríguez marcaram para os maiorquinos no primeiro tempo, mas Raúl García e Álex Berenguer empataram para os bascos na segunda etapa. A definição aconteceu apenas aos 43 minutos, num chute de Takefusa Kubo que bateu na trave e na cabeça de Unai Simón antes de entrar. Com duas vitorias seguidas, o Mallorca abre seis pontos de vantagem em relação à zona de rebaixamento. Já o Athletic, em oitavo, breca sua ascensão recente e perde a chance de encostar na zona de classificação às copas europeias.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo