Champions LeagueEuropaItália

Se tem Galatasaray x Juventus, não acaba no dia certo

Nem parecia tanta neve assim, mas ela veio tão rápido e o jogo era tão importante que foi melhor parar. Galatasaray x Juventus, confronto direto por uma vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, foi suspenso aos 32 minutos do primeiro tempo, com o placar em 0 a 0, e será continuado nesta quarta às 10h (de Brasília). O mais curioso é que adiar jogo não é uma coisa rara nesse encontro.

Nos últimos 15 anos, esse foi o terceiro Galatasaray x Juventus marcado para Istambul a não ocorrer no dia previsto. Em 25 de novembro de 1998, as duas equipes se enfrentariam pela Champions. No entanto, a Itália se negava a entregar Abdullah Öcalan, considerado terrorista curdo pelo governo da Turquia. A hostilidade dos turcos contra os italianos era enorme, e a Uefa decidiu adiar o jogo em uma semana.

Exatos cinco anos depois, Galatasaray e Juventus se reencontrariam em Istambul, também pela Liga dos Campeões. Os planos mudaram quando, entre 15 e 20 de novembro, a maior cidade da Turquia foi alvo de quatro atentados terroristas, de um grupo ligado à Al-Qaeda. Por questão de segurança, o encontro foi adiado em uma semana, e realizado em Dortmund.

Dessa vez não foi em 25 de novembro, mas quase. O jogo valia vaga no mata-mata, com os italianos jogando pelo empate. Muita coisa em risco para deixar a decisão em um jogo nevado.

Foto de Ubiratan Leal

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo