Itália

Roma pode tirar técnico da aposentadoria para assumir o time, afirma site

Após anunciar a sua aposentadoria como técnico de futebol ao final da temporada 2023/24, Claudio Ranieri pode assumir a Roma pela terceira vez na carreira

Com menos de dois meses no cargo da Roma, o técnico Ivan Juric foi demitido após uma sequência de quatro derrotas nos últimos cinco jogos pela equipe italiana. E agora os Giallorossi estão em busca de um novo técnico.

Segundo apurou o The Athletic na manhã desta quarta-feira (13), um dos alvos da diretoria romana é o italiano Claudio Ranieri — que, aos 73 anos, anunciou a sua aposentadoria como técnico após a temporada 2023/24.

No ano passado, o campeão inglês com o Leicester salvou o Cagliari, time da ilha da Sardenha, do rebaixamento na Serie A. Assim que a temporada acabou, ele informou que era o fim da sua carreira como treinador.

A ideia do Friedkin Group, informa o The Athletic, é ter Ranieri como um técnico interino da Roma até o final da temporada atual — e, a partir de julho de 2025, definir as possibilidades para o comandante e para o clube.

Em sua carreira de 37 anos como técnico, Ranieri dirigiu a Roma em duas ocasiões: entre 2009 e 2011, quando ficou no clube por 17 meses; e entre março de 2019 e junho do mesmo ano, em uma passagem mais curta.

Chelsea, Juventus, Napoli, Atlético de Madrid e Valência são alguns dos clubes pelos quais Ranieri passou — mas seu trabalho marcante foi no Leicester, quando conquistou o título da Premier League em 2016.

Além de Ranieri, Erik ten Hag também é alvo da Roma

Erik ten Hag no comando do Manchester United, outubro de 2024. Foto: Icon Sport
Erik ten Hag no comando do Manchester United, outubro de 2024. Foto: Icon Sport

Segundo informou a BBC nesta última terça-feira (12), Erik ten Hag também é alvo da Roma. Sem clube desde que foi demitido do Manchester United há duas semanas, o holandês está livre no mercado.

Após se destacar no Ajax, onde chegou às semifinais da Champions League na temporada 2018/19, Ten Hag assumiu o comando técnico do Manchester United em abril de 2022, no final da temporada 2021/22.

Apesar de ter seu contrato renovado em julho de 2024, o começo ruim da temporada 24/25 fez com que o técnico holandês não resistisse. Para seu lugar, o Manchester United trouxe o português Rúben Amorim.

Qual a situação atual da Roma?

Ivan Juric comandou a Roma entre setembro e novembro de 2024. Foto: Icon Sport
Ivan Juric comandou a Roma entre setembro e novembro de 2024. Foto: Icon Sport

Após um final de temporada 2023/24 promissor sob o comando de De Rossi, os dirigentes da Roma decidiram manter o ídolo do clube italiano no cargo — mas logo mudaram de ideia, ainda nos primeiros jogos de 2024/25.

De Rossi assumiu o comando técnico da Roma em janeiro de 2024, após a demissão de José Mourinho. Além de chegar às semifinais da Liga Europa, ele garantiu uma vaga na mesma competição via Serie A.

Em junho deste ano, a Roma anunciou a sua renovação até a temporada 2026/2027 — mas um começo ruim de temporada, sem nenhuma vitória nos primeiros quatro jogos de Serie A, fez com que ele fosse demitido em setembro.

Para seu lugar, os dirigentes da Roma trouxeram Ivan Juric — técnico croata que, desde 2013, trabalha unicamente no futebol italiano. Seu último trabalho havia sido no Torino, durante a temporada 2023/24.

Apesar da experiência no futebol italianoJuric não durou muito tempo na Roma. Com apenas 12 jogos no cargo e uma sequência negativa de quatro derrotas nas últimas cinco partidas, o comandante foi demitido no último domingo (10), após derrota para o Bologna no Stadio Olimpico.

Com 12 pontos conquistados em 12 jogos da Serie A 2024/25, a Roma está na 12ª colocação. O próximo compromisso dos Giallorossi será contra o Napoli, dia 24 de novembro, pós-Data Fifa.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo