Itália

Em busca de um camisa 9, Roma mira em artilheiro de John Textor na Inglaterra

Após saídas de Lukaku e Belotti, clube giallorossi direciona atenção ao mercado de atacantes

Romelu Lukaku fez boa temporada pela Roma. Com 21 gols marcados, o atacante belga foi o artilheiro da equipe giallorossi em 2023/24. Ainda assim, o desempenho não convenceu a diretoria romanista, que optou por não exercer a opção de compra do jogador junto ao Chelsea.

Além de Lukaku, Andrea Belotti também deixou a Roma. Fora dos planos do técnico Daniele De Rossi, o atacante italiano foi comprado pelo Como, clube recém-promovido à Serie A.

Com as saídas de Lukaku e Belotti, o time da capital italiana se viu obrigado a contratar um novo camisa 9 no mercado. No entanto, a busca se mostrou mais difícil do que o previsto, já que os Giallorossi contavam com a venda de Tammy Abraham como parte de seu orçamento para transferência.

A Roma esperava arrecadar pelo menos 25 milhões de euros (cerca de R$ 151 milhões) com a venda do atacante inglês. O plano era inteirar tal montante em uma proposta visando Alexander Sørloth, do Villarreal.

Como Abraham dificilmente deixará a capital italiana, a alta cúpula romanista precisa recorrer a um plano B e garantir uma opção mais barata no mercado.

A partir daí, surgiu o interesse em Jean-Philippe Mateta, do Crystal Palace, clube que tem John Textor como dono. 

Mateta, do Crystal Palace, está na mira da Roma
Mateta, do Crystal Palace, está na mira da Roma (Foto: Icon Sport)

Carreira de Mateta

Jean-Philippe Mateta foi uma das principais surpresas da última edição da Premier League. Destaque do Crystal Palace, o atacante francês marcou gols importantes e comandou a campanha de recuperação dos Eagles na competição.

Mateta balançou as redes 16 vezes na Premier League 2023/24. Somente Son (Tottenham), Salah (Liverpool), Ollie Watkins (Aston Villa), Dominic Solanke (Bournemouth), Phil Foden (Manchester City), Alexander Isak (Newcastle), Cole Palmer (Chelsea) e Haaland (Manchester City) fizeram mais.

Nascido em Sevran, subúrbio de Paris, Mateta passou por Châteauroux e Lyon antes de se destacar no Le Havre. Na temporada 2017/18, anotou 19 gols em 39 jogos e despertou o interesse do Mainz.

Em três temporadas atuando pelo clube alemão, ganhou ainda mais projeção. Por lá, marcou 27 tentos, distribuiu quatro assistências e provou que poderia brilhar em uma liga de primeiro escalão do futebol europeu. A Premier League era seu próximo destino.

Mateta em ação pelo Crystal Palace
Mateta em ação pelo Crystal Palace (Foto: Icon Sport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Palace vai vender?

No Palace desde janeiro de 2021, Mateta fez a melhor temporada da carreira em 2023/24. O clube inglês não pretende liberar sua principal referência ofensiva, mas sabe que propostas tentadoras podem chegar.

A Roma está atenta a situação do francês e cogita investir em sua contratação. As semelhanças com Lukaku (porte físico e estilo de jogo) e o preço acessível são os principais motivos que fazem os italianos pensarem em tal operação.

Segundo o Transfermarkt, site especializado em transferências do futebol, Mateta está avaliado em 20 milhões de euros — R$ 121 milhões na cotação atual.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo