Em busca de um camisa 9, Roma mira em artilheiro de John Textor na Inglaterra
Após saídas de Lukaku e Belotti, clube giallorossi direciona atenção ao mercado de atacantes

Romelu Lukaku fez boa temporada pela Roma. Com 21 gols marcados, o atacante belga foi o artilheiro da equipe giallorossi em 2023/24. Ainda assim, o desempenho não convenceu a diretoria romanista, que optou por não exercer a opção de compra do jogador junto ao Chelsea.
Além de Lukaku, Andrea Belotti também deixou a Roma. Fora dos planos do técnico Daniele De Rossi, o atacante italiano foi comprado pelo Como, clube recém-promovido à Serie A.
Com as saídas de Lukaku e Belotti, o time da capital italiana se viu obrigado a contratar um novo camisa 9 no mercado. No entanto, a busca se mostrou mais difícil do que o previsto, já que os Giallorossi contavam com a venda de Tammy Abraham como parte de seu orçamento para transferência.
A Roma esperava arrecadar pelo menos 25 milhões de euros (cerca de R$ 151 milhões) com a venda do atacante inglês. O plano era inteirar tal montante em uma proposta visando Alexander Sørloth, do Villarreal.
Como Abraham dificilmente deixará a capital italiana, a alta cúpula romanista precisa recorrer a um plano B e garantir uma opção mais barata no mercado.
A partir daí, surgiu o interesse em Jean-Philippe Mateta, do Crystal Palace, clube que tem John Textor como dono.

Carreira de Mateta
Jean-Philippe Mateta foi uma das principais surpresas da última edição da Premier League. Destaque do Crystal Palace, o atacante francês marcou gols importantes e comandou a campanha de recuperação dos Eagles na competição.
Mateta balançou as redes 16 vezes na Premier League 2023/24. Somente Son (Tottenham), Salah (Liverpool), Ollie Watkins (Aston Villa), Dominic Solanke (Bournemouth), Phil Foden (Manchester City), Alexander Isak (Newcastle), Cole Palmer (Chelsea) e Haaland (Manchester City) fizeram mais.
Nascido em Sevran, subúrbio de Paris, Mateta passou por Châteauroux e Lyon antes de se destacar no Le Havre. Na temporada 2017/18, anotou 19 gols em 39 jogos e despertou o interesse do Mainz.
Em três temporadas atuando pelo clube alemão, ganhou ainda mais projeção. Por lá, marcou 27 tentos, distribuiu quatro assistências e provou que poderia brilhar em uma liga de primeiro escalão do futebol europeu. A Premier League era seu próximo destino.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Palace vai vender?
No Palace desde janeiro de 2021, Mateta fez a melhor temporada da carreira em 2023/24. O clube inglês não pretende liberar sua principal referência ofensiva, mas sabe que propostas tentadoras podem chegar.
A Roma está atenta a situação do francês e cogita investir em sua contratação. As semelhanças com Lukaku (porte físico e estilo de jogo) e o preço acessível são os principais motivos que fazem os italianos pensarem em tal operação.
Segundo o Transfermarkt, site especializado em transferências do futebol, Mateta está avaliado em 20 milhões de euros — R$ 121 milhões na cotação atual.