Itália

Ranieri reencontra passado na visita da Juve à Fiorentina

O técnico Claudio Ranieri deve ter lembranças da década passada neste domingo, quando sua Juventus visita a Fiorentina pela sétima rodada do Campeonato Italiano. Ranieri, que assumiu a Juve para esta temporada, dirigiu a Fiorentina entre 1993 e 1997, e agora está do lado oposto de uma das maiores rivalidades do país.

O ódio entre as torcidas tem origem no último dia da temporada 1981/82, quando os dois times brigavam pelo título – a Juve enfrentando o Catanzaro e a Fiorentina o Cagliari. Com decisões polêmicas da arbitragem em ambas as partidas – vitória da Juventus por 1 a 0, com gol de pênalti, e empate por 0 a 0 da Fiorentina -, o título foi para Turim.

A rivalidade se acirrou com a venda de Roberto Baggio da Fiorentina para a Juventus, poucos dias antes da Copa do Mundo de 1990. Baggio ainda é considerado um traidor pela torcida viola.

Diante deste cenário, por recomendação governamental, as autoridades decidiram vetar a ida de torcedores da Juventus ao estádio Artemio Franchi. Os temores foram alimentados pelos incidentes antes do clássico do último domingo entre Torino e Juventus, quando cerca de 40 torcedores foram detidos pela polícia.

Juventus e Fiorentina são os dois principais perseguidores da líder Internazionale, com apenas um e dois pontos de desvantagem, respectivamente. A Fiorentina tem se virado bem após a saída do goleador Luca Toni para o Bayern de Munique, especialmente por causa da boa condição do atacante romeno Adrian Mutu.

A Juve também tem um atacante em grande fase – David Trezeguet, que divide a artilharia com Zlatan Ibrahimovic, da Inter, foi o herói da vitória por 1 a 0 sobre o Torino com um gol nos acréscimos. A Vecchia Signora espera aproveitar o desgaste dos jogadores da Fiorentina, que disputaram 120 minutos contra o Groningen na quinta-feira antes da vitória nos pênaltis pela Copa Uefa.

No sábado, a Inter recebe o Napoli, que ocupa uma ótima quinta posição em seu retorno à Série A. Preocupante é a situação do Milan, que perdeu para o Celtic na Liga dos Campeões e não vence no campeonato desde a primeira rodada. A série de maus resultados deixou os Rossoneri apenas na 11ª posição, com 7 pontos.

A tarefa milanista no domingo será complicada: enfrentar a Lazio, no estádio Olímpico. O time da capital está com a confiança em alta após a boa atuação no empate por 2 a 2 com o Real Madrid, no meio da semana.

Quarta colocada, a Roma joga fora de casa contra o Parma. Ficam de fora Ludovic Giuly, expulso na derrota por 4 a 1 para a Inter, e Alberto Aquilani, que ficará dois meses de fora depois de se lesionar na derrota por 1 a 0 para o Manchester United, no meio da semana.

Confira os jogos da sétima rodada da Série A:

Sábado, 6/outubro
Atalanta x Udinese (13:00, RAI)
Inter x Napoli (15:30, ESPN Internacional e RAI)

Domingo, 7/outubro
Catania x Livorno
Fiorentina x Juventus (10:00, ESPN Internacional e RAI)
Genoa x Cagliari
Palermo x Reggina
Parma x Roma
Siena x Empoli
Torino x Sampdoria (10:00, ESPN Brasil)
Lazio x Milan (15:30, TV Esporte Interativo e RAI)

Veja a classificação e a tabela do campeonato

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo