ItáliaMundo

Quem é quem: Itália

A seleção italiana chega à Copa das Confederações muito diferente dos estereótipos sobre o futebol do país. Defesa forte e jogo no contra-ataque não fazem parte da essência do time do técnico Cesare Prandelli. Na Eurocopa de 2012, a Azzurra mostrou valorização da posse de bola, uma equipe ofensiva e agressiva, inclusive complicando a saída para o jogo do adversário. O ataque é forte, com Mario Balotelli em boa fase e muitos jogadores capazes de municiá-lo no meio-campo, como Pirlo, De Rossi, Marchisio e Montolivo. Apesar da pesada derrota na final da Euro, a Itália é capaz de enfrentar seleções fortes de igual para igual e o próprio Brasil sabe disso, já que os dois se enfrentaram recentemente. É time para brigar pelo título.

1 – Gianluigi Buffon
Goleiro, 35 anos, Juventus

Capitão do time e jogador mais experiente, Buffon é um dos melhores goleiros do mundo, mesmo já veterano. É o líder e um dos remanescentes do grupo campeão do mundo em 2006. Lidera o time vice-campeão europeu na competição.

2 – Christian Maggio
Lateral, 31 anos, Napoli

É meio-campista de origem e atua como ala no Napoli. Por isso, tem como defeito a marcação, mas é bom no apoio. Não se firmou na posição e ainda não se sabe quem será o dono da posição. Disputa com Abate.

3 – Giorgio Chiellini
Zagueiro, 28 anos, Juventus

Experiente, o zagueiro da Juventus é uma peça importante no time. Canhoto, bom na bola aérea, também pode atuar na lateral esquerda. É titular da equipe e forma a defesa ao lado do seu companheiro de Juventus, Bonucci.

4 – Davide Astori
Zagueiro, 25 anos, Cagliari

O zagueiro é destaque do Cagliari e foi um dos bons nomes da posição na atual temporada. O futebol que apresentou despertou interesse de clubes como o Milan e a Juventus e, claro, chamou a atenção do técnico Cesare Prandelli, que o convocou para ser reserva.

5 – Mattia De Sciglio
Lateral, 20 anos, Milan

Uma das revelações da Serie A nesta temporada, o lateral pode atuar tanto pela direita quanto pela esquerda. Recebeu até menos chance do que deveria, mas é um jogador promissor e tem tudo para ser o titular em breve.

6 – Antonio Candreva
Meio-campista, 25 anos, Lazio

Contratado pela Lazio nesta temporada, o jogador se firmou como titular e destaque da equipe. Foi um dos que mais deu passes para gols de Klose e é uma opção no banco de Prandelli para o meio e o ataque.

7 – Alberto Aquilani
Meio-campista, 28 anos, Fiorentina

Fez uma boa temporada pela Fiorentina, embora não tenha sido o destaque do time. Se caracteriza pelo bom passe, mas é um jogador lento. Pode atuar defensiva e ofensivamente e serve como opção a Montolivo, que faz função parecida no time titular.

8 – Claudio Marchisio
Meio-campista, 27 anos, Juventus

Um dos principais jogadores da Juventus. Motor do meio-campo bianconero, é um jogador técnico, de bom passe e chega bem ao ataque. Tanto que terminou a temporada atuando até mais à frente, como um “trequartista”.

9 – Mario Balotelli
Atacante, 22 anos, Milan

É a estrela da Itália. Habilidoso, forte, é bom finalizador e tem muita técnica. Cobra em faltas e pênaltis e tem alto poder de decisão. Foi muito importante na campanha do vice-campeonato da Eurocopa de 2012.

10 – Sebastian Giovinco
Atacante, 25 anos, Juventus

Chamado de “formiga atômica” por ter apenas 1,64 metro, o atacante da Juventus se notabiliza pela habilidade e velocidade. Também é capaz de dar bons passes e deve ser uma opção no banco de reservas da Azzurra.

11 – Alberto Gilardino
Atacante, 30 anos, Bologna

Experiente, o atacante vai à Copa das Confederações por falta de opções melhores de Prandelli. Sendo justo, o jogador fez uma boa temporada no Bologna e deve ser usado como reserva de Balotelli.

12 – Salvatore Sirigu
Goleiro, 25 anos, Partis Saint-Germain-FRA

Titular do PSG, o goleiro, ex-Palermo, fez uma boa temporada e conquistou o título francês pelo seu clube. Apesar de falhar eventualmente, é um jogador com bons reflexos e uma boa opção para o banco de reservas.

13 – Federico Marchetti
Goleiro, 30 anos, Lazio

O goleiro da Lazio se tornou uma opção segura para ser um dos reservas da Itália. A temporada teve alguns altos e baixos, mas é um bom goleiro e consegue dar uma boa opção a Prandelli, se for necessário.

14 – Stephan El Shaarawy
Atacante, 20 anos, Milan

Um dos destaques do Milan na temporada, começou o Campeonato Italiano a mil por hora, fez muitos gols e se tornou presença constante nas convocações de Prandelli. É um jogador que une rapidez e boa finalização. Deve ser o titular ao lado de Balotelli, embora não viva uma grande fase em 2013.

15 – Andrea Barzagli
Zagueiro, 32 anos, Juventus

Campeão do mundo em 2006, o zagueiro voltou a ganhar prestígio ao voltar para a Juventus e se sagrar bicampeão italiano. É seguro, experiente e está entrosado com os companheiros. Seu ponto forte é o posicionamento, mas seu ponto fraco é a velocidade.

16 – Daniele De Rossi
Meio-campista, 29 anos, Roma

Um dos meio-campistas mais completos do elenco, De Rossi tem muita força física e marca muito bem. Além disso, consegue ser muito bom também no ataque, com chutes de fora da área e bons passes. É peça importante do time titular.

17 – Alessio Cerci
Atacante, 24 anos, Torino

Depois de períodos de altos e baixos na carreira com passagens sem brilho por Roma e Fiorentina, fez uma ótima temporada no Torino e ganhou chance na seleção. O seu desempenho na temporada despertou interesse do Napoli. Será reserva da equipe.

18 – Riccardo Montolivo
Meio-campista, 28 anos, Milan

Meio-campista de muita qualidade técnica, Montolivo tem como característica a precisão em passes longos e o excelente chute de fora da área. Costuma atuar mais à frente como trequartista na seleção de Prandelli, mas pode ficar em uma linha recuada, como volante.

19 – Leonardo Bonucci
Zagueiro, 25 anos, Juventus

Zagueiro técnico, é bom na bola aérea e tem boa saída de bola –eventualmente até aparecendo no ataque no esquema de três zagueiros da Juventus. É titular ao lado do companheiro de clube, Chiellini, e forma uma defesa segura.

20 – Ignazio Abate
Lateral, 26 anos, Milan

Lateral de muita força física, a técnica não é o seu ponto forte, mas a marcação compensa. Entre as opções para a lateral direita, é o que tem mais força defensiva, o que pode contar a seu favor na disputa por um lugar no time.

21 – Andrea Pirlo
Meio-campista, 34 anos, Juventus

Um dos melhores meio-campistas do mundo, Pirlo reencontrou o seu melhor futebol johando pela Juventus. Joga à frente da defesa, dando qualidade à saída de bola. É excelente na bola longa e cobra faltas com precisão. É fundamental no esquema de Prandelli.

22 – Emanuele Giaccherini
Meio-campista, 28 anos, Juventus

Jogador de ataque, que atua pelos lados do campo, Giaccherini chegou a jogar como ala esquerdo durante a Eurocopa. É um jogador veloz, de habilidade, que consegue chegar bem à linha de fundo. Não finaliza bem, mas é um jogador que se esforça também na marcação. Será reserva.

23 – Alessandro Diamanti
Meio-campista, 30 anos, Bologna

Um dos poucos meias criativos do elenco da Azzurra. Tem um bom chute de fora da área e chega muito bem ao ataque. Não tem medo de entrar na área e faz bom passes. Sua inconstância em campo é a sua pior inimiga.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo