Itália

Prefeito de Nápoles propõe que Estádio San Paolo seja renomeado para Maradona

Falar sobre o que Diego Maradona representa para o Napoli, e para a cidade de Nápoles, é uma missão ingrata. Talvez impossível. O prefeito da cidade, Luigi De Magistris, propôs algo que começa a ganhar força: que o Estádio San Paolo, casa do clube, receba o nome de um deus. Um deus napolitano, que desfilou a sua imensidão de talento, guardada em pequeno tamanho.

LEIA MAIS: Adeus, Diego Armando Maradona

“Morreu Diego Armando Maradona, o jogador de futebol mais imenso de todos os tempos. Diego fez o nosso povo sonhar, redimiu Nápoles em sua genialidade. Em 2017, tornou-se cidadão honorário. Diego, napolitano e argentino, você nos deu alegria e felicidade! Nápoles te ama!”, escreveu o prefeito no seu Twitter.

“Nomearemos o Estádio San Paolo de Diego Armando Maradona”, escreveu ainda Luigi De Magistris. As luzes do Estádio San Paolo foram acesas em homenagem ao maior jogador que já pisou naquele gramado e que por tantas e tantas vezes vestiu a camisa 10 do clube.

“Maradona significou muito para o Napoli e para Nápoles. Como napolitano, eu posso apenas chorar agora”, afirmou Corrado Ferlaino, ex-presidente do Napoli, que exercia o cargo quando o maior craque da história do clube foi contratado, em 1984. “Maradona deu muito ao Napoli e a mim. Ele não se sentiu bem muitas vezes, mas ele sempre superou as crises. Desta vez não, nós podemos apenas chorar agora”.

O que Maradona fez pelo Nápoles vai além dos dois scudettos, os títulos italianos, da Copa da Itália, da Supercopa da Itália e da Copa da Uefa que conquistou. O que el diez fez foi resgatar o orgulho, tornar o sonho possível. Fazer com que a taça fosse para o sul da Itália diante do rico norte. Por alguns momentos, todo o preconceito e todo o desprezo do norte por quem vem do sul foi superado porque aquele camisa 10, canhoto e imparável, colocou o Napoli acima de todos.

Por isso, é completamente compreensível que se peça para que o estádio seja rebatizado com o nome do jogador. A ideia já ecoa com o atual presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis. “Pode ser uma ideia nomear o estádio San Paolo-Maradona, é algo que podemos pensar”, declarou o dirigente.

“Eu gostaria de projetar o rosto de Maradona [no estádio] durante todo o jogo de amanhã”, afirmou o dirigente. O Napoli, comandado por Gennaro Gattuso, enfrenta o Rijeka, no estádio San Paolo.

Maradona ficou no Napoli de 1984 a 1991, conquistando títulos, mas principalmente o coração dos napolitanos, que viram o melhor de Diego nos anos que ele jogou pelos Azzurri.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo