O Bari arrancou o empate em Cagliari aos 51 do 2° tempo e decidirá o acesso à Serie A no San Nicola
Mesmo depois de perder um pênalti, o Bari saiu com um excelente resultado na ida das finais dos playoffs

A decisão dos playoffs de acesso da Serie B reúne dois clubes de tradição no futebol italiano. O Cagliari foi rebaixado na temporada passada e manteve um grupo forte para a segundona. Nomes como Nahitan Nández, Gianluca Lapadula, Marco Mancosu e Leonardo Pavoletti são figurinhas carimbadas nos rossoblù, com Claudio Ranieri no comando desde janeiro. Já o Bari está fora da elite desde 2010 e tenta conquistar seu terceiro acesso nas últimas cinco temporadas, desde que precisou se reconstruir na quarta divisão após falir. A guinada dos Galletti é liderada pela família De Laurentiis, que fez o mesmo com o Napoli. Nesta quinta, aconteceu o primeiro duelo das finais dos playoffs. O Bari perdeu um pênalti, mas saiu satisfeito com o empate por 1 a 1 na Sardenha, com gol arrancado nos acréscimos do segundo tempo.
O Cagliari precisou de nove minutos para abrir o placar. Contou com seus medalhões, num cruzamento de Mancosu para a cabeçada cruzada de Lapadula. O peruano ainda balançou as redes outra vez, em tento anulado, enquanto os rossoblù carimbaram o travessão na sequência. A chance para o Bari empatar veio aos 39, num pênalti por toque de mão. Walid Cheddira bateu e parou no goleiro Boris Radunovic. Durante o segundo tempo, Radunovic fez mais três milagres e Lapadula perdeu a chance de ampliar num lance claro. Os números finais do duelo só vieram aos 51 minutos, em outro pênalti para o Bari. O veterano Mirco Antenucci assumiu a batida e converteu.
Por ter uma campanha superior na fase de classificação, o Bari decidirá em casa, no próximo domingo. A tendência será lotar o Estádio San Nicola, depois de 51 mil torcedores já terem visto as semifinais contra o Südtirol. O Cagliari, contudo, se classificou na fase anterior jogando a volta fora. Passou pelo Parma, com um empate após os 3 a 2 na Sardenha. Vale lembrar que Genoa e Frosinone foram os dois promovidos diretamente na temporada regular da Serie B.
Nesta quinta, foram definidos também os finalistas dos playoffs da Serie C. O Foggia é a grande história. Depois do empate por 2 a 2 na ida contra o Pescara, os rossoneri buscaram a classificação fora, e num épico de novo por 2 a 2. O Pescara abriu o placar logo cedo e o empate do Foggia saiu apenas aos 52 do segundo tempo. Já na prorrogação, depois que os Delfini voltaram à dianteira, os Satanelli igualaram a cinco minutos no fim. Nos pênaltis, enfim, deu Foggia por 4 a 3. Um detalhe é que o Pescara é treinado por Zdenek Zeman, treinador que liderou um marcante acesso à frente dos Delfini em 2011/12, mas também liderou grandes jornadas dos Satanelli rumo à Serie A nos anos 1990. O Foggia já tinha enfrentado classificações dramáticas nas três fases anteriores. Os rossoneri disputaram a Serie B pela última vez em 2019, quando faliram e tiveram que recomeçar na Serie D.
O oponente na final será o Lecco, que tenta retornar à Serie B do Campeonato Italiano pela primeira vez desde 1973. A classificação contra o Cesena também teve suas doses de emoção. Os oponentes ganharam a ida por 2 a 1 fora de casa e o Lecco deu o troco com o 1 a 0 desta quinta, antes da vitória por 5 a 3 nos pênaltis. As finais acontecem em 13 e 18 de junho. Três times já conquistaram anteriormente os acessos diretos na Serie C: Feralpisalò, Reggiana e Catanzaro.