Itália

Presidente do Napoli promete prêmio absurdo se time for ao Mundial: e falta apenas uma vitória

Equipe italiana tem chances de se classificar para novo torneio da Fifa caso vença o Barcelona nas oitavas de final da Champions League

Barcelona e Napoli se enfrentam nesta terça-feira (12) pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions League e o confronto entre os times vale muito mais do que a vaga entre os oito melhores times da Europa. Pelo menos para a equipe italiana, é a chance de amenizar os efeitos de uma temporada abaixo do esperado e a oportunidade de colocar o clube entre os representantes da Itália no próximo Mundial de Clubes em 2025. Inclusive, o presidente Aurelio de Laurentiis promete um baita prêmio em dinheiro caso o time napolitano conquiste a vaga para o novo torneio de clubes da Fifa. 

O mandatário do Napoli vai dar nada mais nada menos do que dez milhões de euros aos seus jogadores caso conquiste a vaga para o próximo Mundial de Clubes da Fifa, mas para isso o time italiano deve eliminar o Barcelona em Montjuïc, vencendo o confronto na Catalunha. Isso porque o clube napolitano tem uma diferença de cinco pontos para a Juventus, equipe à sua frente no ranking de clubes da Uefa. Cada vitória na Champions League dá ao clube dois pontos neste ranking, mais um pela classificação à próxima fase.

Portanto, caso o Napoli vença o Barcelona vai somar mais três no ranking e ficará a uma vitória nas quartas de final da Champions para igualar a pontuação da Juventus, que está fora da competição continental e corre o risco de perder sua vaga no próximo Mundial de Clubes caso o time napolitano avance. Em caso de empate entre dois times, o desempenho na atual temporada contaria em favor do Napoli, que pode ultrapassar o time de Turim e ser um dos 32 clubes classificados para o torneio que será disputado nos Estados Unidos.

Como funciona o sistema de pontuação dos clubes europeus para o próximo Mundial?

A Fifa reconheceu a existência do ranking de coeficientes dos clubes europeus e adotou o modelo de pontuação por desempenho de forma excepcional na Champions League. Sendo assim, apenas para a edição de 2025 do próximo Mundial de Clubes a pontuação dos clubes da Uefa será a seguinte:

  • 2 pontos por uma vitória;
  • 1 ponto por empate;
  • 4 pontos for classificação à fase de grupos;
  • 5 pontos for classificação às oitavas de final;
  • 1 ponto por classificação a cada fase seguinte da competição;

Ao todo, 12 times da Europa irão participar do próximo Mundial de Clubes, sendo os últimos quatro campeões continentais, desde a temporada 2020/2021 mais oito times classificados por meio do coeficiente de pontos da Uefa. Neste cenário temos os seguintes times classificados:

Vagas para campeões (Liga dos Campeões da UEFA) – 4 times

  • Chelsea: Campeão da Champions League 2020/2021;
  • Real Madrid: Campeão da Champions League 2021/2022;
  • Manchester City: Campeão da Champions League 2022/2023;
  • Campeão da Champions League 2023/2024: a confirmar

Vagas via ranking – 8 times

Classificação para o novo Mundial de Clubes traria alívio financeiro ao Napoli

A vaga para o novo torneio de clubes da Fifa traria uma nova realidade financeira ao Napoli. O clube italiano receberia 50 milhões de euros somente pela sua participação, além de outros prêmios vinculados aos resultados da equipe em campo. Caso garanta a classificação diante do Barcelona nesta terça-feira, colocaria mais 10,6 milhões de euros em seus cofres, tornando o quadro econômico da equipe ainda mais interessante, podendo transformar o patamar econômico do time napolitano para os próximos anos.

Vale lembrar que o Napoli empatou com o Barcelona no jogo de ida das oitavas da Champions League por 1 a 1 e tendo em vista o momento atual do time catalão, não é nenhum absurdo imaginar que os italianos consigam surpreender no Camp Nou. Os comandados de Francesco Calzona estão a um passo de fazer história, mas dependem de uma noite inspirada na Espanha.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo