Itália

Mourinho já tem seu goleiro: Roma anuncia a contratação de Rui Patrício

O goleiro de 33 anos do Wolverhampton e da seleção portuguesa se tornou a primeira contratação de Mourinho no time da capital italiana

José Mourinho fez sua primeira contratação como técnico da Roma e começou bem do começo: um goleiro confiável para segurar a barra lá atrás. Após três ótimas temporadas na Premier League, Rui Patrício foi negociado pelo Wolverhampton por € 11,5 milhões, mais bônus e variáveis, em meio a uma intensa dança de cadeiras de arqueiros no futebol europeu.

Nesta terça-feira, o Olympiacos havia anunciado Tomas Vaclik, que deixou o Sevilla ao fim do seu contrato depois de perder a posição para o marroquino Bono. Com isso, José Sá deve se transferir para o Wolverhampton para substituir Patrício, contratado pela Roma, que enviou Pau López ao Olympique Marseille.

Após vender Alisson ao Liverpool, a Roma teve uma temporada com Robin Olsen como titular debaixo do gol. Não convenceu. Pau López foi o goleiro principal nos últimos dois anos, com algumas chances para Antonio Mirante, e foi melhor, mas havia margem para crescimento. Essa margem é bem preenchida por Patrício, goleiro de seleção portuguesa e um dos melhores da posição durante sua passagem pela Inglaterra.

Por meio das relações próximas com o empresário Jorge Mendes, Patrício chegou ao Wolverhampton logo depois do acesso à primeira divisão, em 2018. Havia acabado de defender Portugal na Copa do Mundo e foi um dos jogadores que pediram rescisão contratual com o Sporting por justa causa após um ataque violento dos torcedores ao elenco. Posteriormente, os dois clubes fecharam um acordo por € 18 milhões.

Em 2019/20, seu segundo ano, apenas Nick Pope e Ederson passaram mais jogos sem serem vazados pela Premier League do que Patrício. Atrás de um ótimo sistema defensivo, teve uma taxa de trabalho média pelo Wolverhampton, mas costumava corresponder quando era exigido, com poucas falhas e algumas defesas sensacionais. Também se destaca com frequência por Portugal, pelo qual foi campeão europeu em 2016.

O goleiro de 33 anos assinou contrato até 2024. “A Roma é um grande clube e um novo desafio. Estou empolgado para tentar ajudar o clube a alcançar seus objetivos. José Mourinho é um dos maiores técnicos do mundo e estou animado para começar a trabalhar com ele e fazer tudo que posso para ajudar o time”, afirmou, ao site oficial da Roma.

Sétima colocada na última Serie A, a Roma abriu espaço na folha salarial com o empréstimo de Pau López ao Olympique Marseille e as dispensas de Bruno Peres, que acertou com o Trabzonspor, Juan Jesus e Antonio Mirante. Cengiz Ünder foi repassado do Leicester também ao time de Jorge Sampaoli na França.

Como tem feito já há dois anos, a Roma aproveitou o anúncio da contratação de Patrício para transmitir informações sobre crianças desaparecidas:

.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo