Mourinho já sabe o que fará da carreira após demissão na Roma
José Mourinho mal foi demitido da Roma e já pode ter outro destino na Itália, apesar de entraves por estilo de jogo e salário
José Mourinho foi demitido da Roma na última semana, mas parece focado em voltar a atuar à beira do gramado em breve. Isso porque segundo informações do jornal Times, o técnico estaria disposto a treinar o Napoli e teria pedido ao seu agente, Jorge Mendes, para fazer uma reunião com o presidente do clube napolitano, Aurelio De Laurentiis para verificar a possibilidade do treinador português se manter trabalhando na elite do futebol italiano.
Mourinho sabe que Jorge Mendes e Laurentiis são amigos de longa data e espera que esse primeiro contato entre os dois possa ser uma porta para a entrada de Mourinho no Napoli, que desde a saída de Spaletti, não tem mais se acertado com treinadores. A equipe iniciou a temporada com Rudi Garcia, demitido após 16 jogos e agora é treinado por Walter Mazzari, que em 13 jogos até aqui conquistou apenas cinco vitórias. Nesta segunda-feira (22) a equipe foi derrotada pela Internazionale por 1 x 0 na decisão da Supercopa da Itália.
Mourinho não é chamado de Special One à toa, mesmo desempregado o português está atento aos bastidores da bola e esperto em relação a possíveis novas oportunidades para dar continuidade em seu trabalho. Sabendo que a situação de Mazzari não é nada boa no Napoli, como um “bom samaritano”, o experiente treinador de 60 anos, está claramente se oferecendo para tentar salvar a temporada do time napolitano, que neste momento é o 9º colocado da Série A com 31 pontos ganhos e está nas oitavas de final da Champions League, tendo como adversário o Barcelona.
Salário alto e estilo de jogo podem ser impeditivos a Mourinho
Mesmo com todo network de Mourinho, sua forma de trabalho pode não agradar ao presidente do Napoli, que aguarda ansiosamente para ver seu time repetir o mesmo futebol que o credenciou como campeão italiano na temporada passada. Desde que Spaletti saiu, o clube tem trabalhado incessantemente para encontrar um profissional para fazer a equipe voltar a demonstrar a mesma ofensividade e leveza que encantou a Europa, mas por enquanto, não tem obtido sucesso.
O português é a antítese do que muitos consideram como futebol bem jogado. Na verdade, Mourinho tem sim trabalhos com times ofensivos, basta lembrar da passagem do treinador pelo Real Madrid e do título espanhol da temporada 2011/2012, quando fez nada mais nada menos do que 121 gols em 38 jogos, quase quatro por partida. Mas quando o elenco não oferece tantas peças, a maneira de jogar da equipe chega a ser modorrenta.
Foi o caso do clássico entre Lazio e Roma, vencidos pelos Biancocelesti pelo placar de 1 x 0, confronto que ficou marcado mais pelas brigas em campo do que pelo futebol jogado. Pensando no fair play financeiro, outro impeditivo para Mourinho no Napoli é o seu alto salário. Todavia, o treinador acabou de negar uma proposta do Al-Shabab da Arábia Saudita para continuar no mercado europeu, mostrando que talvez possa reconsiderar algum valor para se manter na elite do futebol italiano.
Enquanto as coisas não avançam, o Napoli volta aos gramados neste domingo (28), diante da Lazio, em Roma, pela 22ª rodada da Serie A, o confronto é direto pela 6ª colocação da competição, tendo em vista que o time romanista tem 33 pontos e o possível novo time de Mourinho tem 31 e pode chegar aos 34. Uma derrota do Napoli nesta rodada pode acender ainda mais as especulações sobre a troca de comando pelos lados do Estádio Diego Armando Maradona.