Itália

Itália: fica para a última rodada

Foi quase. Durante certo tempo, a Internazionale conseguia vencer o Chievo, ao passo que o Cagliari superava a Roma, combinação de resultados que dava o pentacampeonato italiano à equipe de José Mourinho. Porém, os Giallorossi alcançaram a virada para 2 a 1, e foram a 77 pontos, dois atrás da Inter, o que leva a disputa do título da Série A para a última rodada, no próximo fim de semana.

A Internazionale começou pressionando o Chievo, no San Siro. Aos quatro minutos, Maicon chegou à grande área e cruzou, mas o goleiro Stefano Sorrentino conseguiu evitar a finalização, ao se antecipar e defender. No instante seguinte, Dejan Stankovic arriscou chute de longa distância, e a bola passou perto do gol, atingindo o travessão.

Porém, um lance fortuito colocou o time visitante na frente do placar. Aos 13 minutos, em cobrança de falta, Michele Marcolini mandou a bola para a área, da direita. E Thiago Motta acabou desviando a bola acidentalmente, para o canto direito de Júlio César, abrindo o placar para o time de Verona.

Mas o susto não durou muito. Já no minuto seguinte, a Inter igualou o placar. Aos 14, após bela jogada individual, em que passou por dois defensores, Samuel Eto'o arriscou o chute pela direita da grande área, quase sem ângulo, e a bola resvalou em Andrea Mantovani, enganando Sorrentino e decretando o rápido empate interista.

Após algum período de calma, a Inter voltou a chegar aos 30 minutos. Após cobrança de escanteio, Thiago Motta deixou a bola com Stankovic, que arriscou chute forte perto da área, exigindo que Sorrentino espalmasse a bola para fora.

E não demoraria muito para que o time mandante fizesse 2 a 1. Aos 34 minutos, Maicon veio com a bola dominada, pela direita, e efetuou cruzamento para a área. E, na segunda trave, Esteban Cambiasso entrou desviando cruzado, e a bola foi para as redes, confirmando a virada nerazzurra.

Porém, não havia acabado. Um lance de brilhantismo daria a virada à Inter. Aos 39, após receber a bola, nas proximidades da área, Diego Milito passou pela marcação de Francesco Scardina e tocou por cobertura. E a bola encobriu Sorrentino e entrou, confirmando o belo terceiro gol do time da casa.

E, logo no começo do segundo tempo, a Inter conseguiu ampliar sua vantagem. Logo aos seis minutos, do campo de defesa, Maicon lançou Mario Balotelli em profundidade. E o atacante se desvencilhou da marcação para, livre, tocar na saída de Sorrentino e fazer o quarto gol interista, confirmando a goleada.

Porém, o Chievo conseguiu reagir, ainda. Aos 15 minutos, o time de Domenico di Carlo diminuiu o placar: de média distância, Marcolini arriscou o chute, e a bola foi no canto esquerdo de Júlio César, diminuindo o placar para o Chievo.

A esperança cresceu ainda mais aos 29 minutos, quando Walter Samuel falhou na saída de bola, e a posse ficou com Sergio Pellissier, que foi rumo à área e tocou na saída de Júlio César, fazendo 4 a 3. Desde então, a Inter conseguiu reagir – chegando até a colocar uma bola na trave, com Milito. Não foi o suficiente para conquistar o título, mas a Inter está próxima do pentacampeonato.

O sonho persiste: Roma sofre, mas vence de virada

O Cagliari somente veio ao ataque no primeiro minuto de jogo, quando Jeda chegou pela direita, mas foi impedido por Juan. Pouco depois, veio o primeiro lance de perigo da Roma: aos cinco minutos, Simone Perrotta fez a jogada e passou a Francesco Totti. E o capitão romanista efetuou o chute, que atingiu a trave direita do goleiro Federico Marchetti.

Periodicamente, a Roma continuava chegando ao ataque. Aos 10 minutos, Totti lançou a bola a Luca Toni, na área. O atacante fez o giro e bateu, mas o tiro saiu fraco, e Marchetti defendeu. Aos 21, após triangulação com Totti, Jérémy Menez mandou o chute, mas Marchetti conseguiu defender.

A pressão giallorossa continuou ao longo do primeiro tempo. Aos 31 minutos, a bola foi lançada para a área, onde estavam Totti, Toni e Daniele de Rossi. E coube ao meio-campista arriscar o chute, que saiu. Seis minutos depois, Menez fez passe em profundidade para Totti. Porém, quando o atacante tentou completar, o defensor Michele Canini evitou o gol.

Porém, a pressão atingiu níveis agudos aos 43 minutos, com a segunda bola na trave da Roma. Marco Motta veio pela direita e arriscou o chute, que atingiu a trave de Marchetti.

No segundo tempo, o Cagliari obteve grande chance aos 19 minutos, quando Andrea Lazzari fez o passe a Alessandro Matri, e o atacante chegou pela esquerda, chutando para a defesa de Júlio César. A Roma respondeu aos 25, quando Menez arriscou de fora da área, e Totti desviou, mandando a bola na trave.

Todavia, a abertura do placar foi dos visitantes. Aos 28 minutos, Lazzari cobrou falta rasteira, no canto de Júlio Sérgio, abrindo o placar para o Cagliari.

Restou à Roma pressionar. E, afinal, a pressão deu resultado aos 34 minutos. Após receber passe na área, Francesco Totti bateu cruzado, de pé direito, sem chances para o goleiro Cristiano Lupatelli, empatando o jogo.

O alívio definitivo – e a manutenção das chances de título – veio aos 38 minutos. John Arne Riise chegou pela esquerda e cruzou. A bola bateu em Davide Biondini, o árbitro julgou que ela batera na mão e marcou o pênalti. E na cobrança, Totti mandou no canto esquerdo, virando o jogo para 2 a 1 e fazendo com que a Roma permanecesse na disputa do título.

Veja os jogos da 37ª rodada da Serie A:

Domingo, 9/maio
Bologna 1×1 Catania
Fiorentina 1×1 Siena
Genoa 1×0 Milan
Internazionale 4×3 Chievo
Juventus 2×3 Parma
Livorno 1×2 Lazio
Napoli 2×0 Atalanta
Palermo 1×1 Sampdoria
Roma 2×1 Cagliari
Udinese 3×3 Bari

Clique aqui e confira classificação e tabela do Italiano.

Foto de Equipe Trivela

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]
Botão Voltar ao topo