Itália

Itália decide título, vaga na LC e rebaixados

O Campeonato Italiano chega ao final neste domingo, com a definição do campeão, do último classificado para a Liga dos Campeões e de dois times rebaixados. A Internazionale, que chegou a ter 11 pontos de vantagem sobre a Roma em fevereiro, chega à última rodada apenas um ponto à frente dos 'giallorossi', e luta para evitar um dos maiores vexames de sua história.

Os 'nerazzurri' jogam fora de casa contra o Parma, que precisa vencer para ter chances de escapar do descenso. A Roma também visita um time ameaçado, o Catania, que depende apenas das próprias forças para escapar.

Para evitar o terceiro título consecutivo da Inter e festejar o scudetto pela primeira vez desde 2000, a Roma precisa vencer e esperar que o time de Roberto Mancini não faça o mesmo no estádio Ennio Tardini. Empate não serve ao time da capital, por causa da desvantagem no confronto direto.

Em Parma, a Inter pode contar com o retorno de Zlatan Ibrahimovic. O atacante sueco está parado há um mês e meio, com uma lesão no joelho, mas deve ser opção no banco de reservas. Por outro lado, o volante argentino Esteban Cambiasso está fora da partida.

Nos últimos dois fins de semana, a Inter perdeu oportunidades para garantir o título. Precisava apenas de uma vitória, mas perdeu o dérbi contra o Milan e empatou por 2 a 2 com o Siena. A história poderia ter sido diferente no domingo passado se o zagueiro Marco Materazzi não tivesse desperdiçado um pênalti a dez minutos do final.

Mesmo sem o capitão Francesco Totti, lesionado, a Roma conseguiu se manter na briga pelo 'scudetto'. O time de Luciano Spalletti venceu a Atalanta por 2 a 1, no último domingo.

O Catania de Walter Zenga tem dois pontos de vantagem para o Parma e três para o Empoli, e precisa apenas do empate para se manter na Série A. O Empoli recebe o Livorno, único já rebaixado, e sua única esperança é vencer e esperar que o Catania perca e o Parma não vença seu jogo.

O Parma, que está há 18 anos na Série A, demitiu no início da semana o técnico argentino Héctor Cúper. Na partida contra a Inter, o time será dirigido por Andrea Manzo, técnico da equipe juvenil.

Na disputa pelo quarto lugar, que leva à terceira fase preliminar da Liga dos Campeões, a Fiorentina tem dois pontos de vantagem para o Milan, que recebe a Udinese. A 'Viola' joga fora de casa contra o Torino e tem de vencer para não depender de um tropeço 'rossonero', já que fica atrás no confronto direto em caso de igualdade em pontos.

Quem levar a pior na disputa entre Fiorentina e Milan vai para a Copa Uefa, junto com Sampdoria e Udinese. A Samp abre a rodada no sábado contra a Juventus, em jogo antecipado por causa da visita do Papa Bento XVI a Gênova, domingo.

Confira os jogos da última rodada da Série A:

Sábado, 17/maio
Sampdoria x Juventus

Domingo, 18/maio
Atalanta x Genoa
Cagliari x Reggina
Catania x Roma (10:00, ESPN Brasil)
Empoli x Livorno
Lazio x Napoli
Milan x Udinese
Parma x Internazionale (10:00, ESPN Internacional, TV Esporte Interativo, RAI)
Siena x Palermo
Torino x Fiorentina

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo