Itália

Inter e Juve se voltam para briga doméstica

Internazionale e Juventus, rivais na disputa pelo título italiano, jogam neste fim de semana pela 28ª rodada da Série A pensando em deixar para trás a decepção das eliminações nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Os nerazzurri caíram diante do Manchester United, enquanto a Vecchia Signora foi eliminada em casa pelo Chelsea. Completando a tripla derrota italiana para os ingleses, a Roma se despediu ao perder nos pênaltis para o Arsenal.

Depois do revés em Old Trafford, a Inter de José Mourinho, que recebe a Fiorentina neste domingo, vê como obrigação a conquista do quarto “scudetto” consecutivo. A vantagem de sete pontos para a Juventus pode ser considerada confortável, mas ainda está viva a lição do ano passado, quando o time, então dirigido por Roberto Mancini, perdeu sua folga sobre a Roma e só levou o título na última rodada.

A derrota por 2 a 0 para o Manchester United não apenas foi um golpe psicológico, como também deixou baixas na equipe de Mourinho. Além dos zagueiros Marco Materazzi, Cristian Chivu e Nicolás Burdisso, o treinador português terá de esperar pelas condições de Iván Córdoba e Walter Samuel, o que deixa apenas um zagueiro em condições ideais de jogo – o colombiano Nelson Rivas.

A solução pode ser recuar Esteban Cambiasso para a zaga, a exemplo do que foi feito na vitória por 2 a 0 sobre o Genoa, no último fim de semana, que permitiu à Inter manter sua vantagem sobre a Juve, que derrotou o Torino por 1 a 0 no dérbi.

A Fiorentina é a quarta colocada com 46 pontos, fechando a zona de classificação para a LC, mas vem de uma surpreendente derrota para o Palermo que provocou uma longa conversa do técnico Cesare Prandelli com o elenco no início da semana.

A Juventus joga no sábado com o ameaçado Bologna, no estádio Olímpico de Turim, e pode passar a noite a quatro pontos da Inter. Para isso, também terá de se virar com desfalques. Amauri, que lesionou a coxa no empate por 2 a 2 com o Chelsea, ficará um mês longe dos campos. Pavel Nedved, que foi substituído no primeiro tempo do jogo da LC, também está fora.

Apesar de a torcida bianconera ter reconhecido o esforço da equipe no jogo que marcou a despedida da competição europeia, o clima não parece ser dos melhores. Nesta sexta-feira, o técnico Claudio Ranieri criticou o atacante David Trezeguet por ter reclamado após ser substituído.

Milan espera por Kaká

Terceiro colocado, doze pontos atrás da Inter, o Milan sabe que não pode mais pensar no título, mas joga para defender a posição que lhe garante uma vaga direta na fase de grupos da LC. Contra o Siena, fora de casa, neste domingo, os rossoneri ainda não sabem se poderão contar com Kaká, que tenta se recuperar da lesão no pé sofrida há pouco mais de um mês.

Na vitória por 3 a 0 sobre a Atalanta, o técnico Carlo Ancelotti optou por uma formação com um meia e dois atacantes e foi recompensado com os três gols de Filippo Inzaghi, escalado ao lado de Pato. David Beckham, que foi o homem de ligação, ainda é dúvida para a partida de domingo por causa de um problema no tornozelo acusado durante os treinos da semana.

Em matéria de desfalques, no entanto, é difícil superar a Roma, que pode ter até dez jogadores sem condições para a visita à Sampdoria. No jogo contra o Arsenal, três jogadores saíram machucados: Juan, Rodrigo Taddei e Marco Motta. Francesco Totti e David Pizarro sentem o peso dos 120 minutos jogados, sem a forma física ideal, e outros três jogadores se recuperam de lesões mais graves: Cicinho, Marco Cassetti e Simone Perrotta. Para completar, estão suspensos Daniele De Rossi e Philippe Mexès.

Outra atração da rodada é a estreia de Roberto Donadoni, ex-técnico da seleção italiana, no comando do Napoli. A tarefa, em tese, é tranquila: jogo fora de casa contra a lanterna Reggina. No entanto, os partenopei vêm de nove jogos sem vitória, com apenas dois pontos somados – sequência que custou o emprego do técnico Edy Reja no início da semana. A má fase derrubou o time para o 11º lugar na tabela, com 35 pontos.

Veja os jogos da 28ª rodada da Série A:

Sábado, 14/março
Cagliari x Genoa
Juventus x Bologna

Domingo, 15/março
Udinese x Catania
Lazio x Chievo
Palermo x Lecce
Siena x Milan
Reggina x Napoli
Sampdoria x Roma
Atalanta x Torino
Internazionale x Fiorentina

Clique aqui para ver classificação e tabela do Italiano.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo