Galliani culpa Calciocaos por queda do futebol italiano

A Itália ainda lamenta as consequências do Calciocaos, escândalo envolvendo clubes e dirigentes de arbitragem que levou, entre outras coisas, ao rebaixamento da Juventus à segunda divisão. Nesta segunda, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, alegou que o Calciocaos é a base da queda de desempenho dos clubes italianos nas competições europeias.
Galliani começou lamentando a provável perda de uma vaga para a Alemanha, na Liga dos Campeões, devido à queda do coeficiente: “Um dos efeitos do Calciocaos é a repercussão nos índices da Uefa, e agora é praticamente certo que a Alemanha nos ultrapasse. Tínhamos meio ponto de vantagem para eles [no começo da temporada], e agora é certo que, de 2012 em diante, perderemos uma vaga na Liga dos Campeões. Ou até mesmo em 2011.”
Além do Calciocaos, o dirigente milanista foi além na explicação dos motivos da queda italiana: “A Alemanha nos ultrapassa por duas razões: uma é o Calciocaos, outra é a Copa de 2006, que permitiu a construção de novos estádios. Isso teve um efeito positivo, com novos jogadores e times mais competitivos. Se a França conquistar o direito de sediar a Euro 2016, também seremos ultrapassados por eles.”
Galliani encerrou lamentando o abatimento por que passam grandes clubes italianos, e a substituição deles por outros clubes que não têm objetivos semelhantes: “Com todo o respeito que tenho pelo Chievo, é óbvio que eles não podem ter os mesmos objetivos da Juventus.”



