Itália

Com Gosens especulado para sair, Atalanta faz bom movimento e contrata Giuseppe Pezzella, do Parma

Lateral esquerdo da seleção de base da Itália, Pezzella chega por empréstimo e com opção de compra ao final da temporada

A Atalanta confirmou nesta terça-feira a contratação de Giuseppe Pezella, lateral esquerdo argentino de 23 anos, que estava no Parma. O jogador chega por empréstimo com obrigação de compra ao final da temporada, se determinadas condições forem cumpridas. Ele chega para ser uma reposição a Robin Gosens, que brilhou na Euro 2020 e é desejado por vários clubes, entre ele a Juventus.

Havia o rumor que a Atalanta tentaria a contratação de Gianluca Frabotta, da Juventus, que tem poucas chances de jogar na Velha Senhora. Contudo, optaram por Pezzella e, de fato, o negócio envolve menos risco. O empréstimo com compra obrigatória desde que o jogador cumpra alguns requisitos (normalmente número de jogos disputados) é uma forma de garantir que ele terá mais continuidade.

“Estou muito orgulhoso de chegar a um clube tão prestigioso quanto a Atalanta. Eu mal posso esperar para ir a campo. Eu sou um cara humilde e aberto, eu realmente amo minha família e o futebol”, afirmou Pezzella em entrevista ao site da Atalanta. “Eu acho que a Atalanta tem sido uma máquina perfeita nos últimos anos, graças ao clube e ao técnico. É o resultado de trabalho duro de muitas pessoas, você tem que trabalhar duro para conseguir os resultados”.

Formado pelo Palermo, onde esteve nas categorias de base desde os 15 anos, clube pelo qual estreou aos 18 anos, em 2015. Curiosamente, em um jogo contra a Atalanta, em Bergamo, em que os bergamascos venceram por 3 a 0. O jogador atuou também por Udinese, Genoa e estava no Parma desde 2019. Na temporada 2020/21, foram 24 jogos e teve o seu primeiro gol como profissional, em uma derrota por 4 a 3 diante do Cagliari, no dia 17 de abril de 2021.

Pezzella jogou pelas seleções de base da Itália nas categorias sub-18, sub-19, sub-20 e sub-21. Disputou o Europeu sub-21 pela Itália em 2019. É um jogador com potencial para chegar à seleção principal, tem força defensiva, altura (tem 1,87 metro) e é canhoto. Eventualmente, pode atuar como lateral direito, improvisado, ou mesmo como zagueiro. Foram raros momentos na carreira que fez isso, mas pode fazer. Também atuou como ala esquerdo, ou meia aberto pela esquerda em alguns jogos.

Na Atalanta, chega para disputar posição com um jogador do mais alto nível, como Robin Gosens, que ficou muito cotado depois da ótima Euro 2020 que fez pela Alemanha. Já era especulado por outras seleções, mas o interesse certamente vai aumentar. Com isso, a Atalanta já assegurou um bom jogador para compor o elenco, ainda que Gosens seja negociado. Até porque no elenco ainda tem Joakim Maehle, que é lateral direito de origem, mas na seleção dinamarquesa atuou como ala esquerdo na Euro 2020.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo