Itália

Cassano: de estrela da seleção italiana ao Parma em um ano

Depois do fracasso na Copa do Mundo de 2010, um dos jogadores mais pedidos na seleção italiana era Antonio Cassano. O então jogador da Sampdoria fez parte da equipe de Cesare Prandelli desde que o técnico assumiu a Azzurra. Já no Milan, foi titular e uma das estrelas da Itália vice-campeã da Eurocopa. Pouco mais de um ano depois, o atacante troca a Inter pelo Parma, sem deixar saudades nos torcedores nerazzurri e já fora da seleção de Prandelli. Uma mudança brusca para quem até pouco tempo tinha tanto prestígio.

Cassano era um dos jogadores mais bem pagos da Inter. Seu salário, de € 6 milhões anuais, era considerado alto no clube. Era o salário mais alto no clube. Considerando o que apresentou na última temporada, não é de se estranhar que a Inter não estivesse satisfeita. Foram 39 jogos na temporada, com nove gols marcados e 15 assistências. O time fez uma péssima campanha, terminando só em sétimo lugar na Serie A.

Além da ideia de enxugar a folha salarial, a Inter quer contratar o francês de origem argelina Ishak Belfodil, de 21 anos. O camisa 9 fez 34 jogos na temporada passada e marcou oito gols – um a menos que Cassano. O acordo, ainda não anunciado, é que Cassano vai para o Parma e a Inter fica com 50% dos direitos de Belfodil. O jogador tem passagens por seleções de base da França. Uma aposta na juventude, além de uma grande economia de salários. Há quem diga até que Moratti está enxugando as despesas do clube para vender a Inter para Erick Thohir, empresário da Indonésia. Veja os gols de Belfodil pelo Parma na temporada 2012/13:

Cassano, chamado de “Fantantonio”, em um trocadilho de “fantasista” com “Antonio”, parece em um declínio precoce. Aos 30 anos, seu salário não se justifica. Em um clube com menos pressão, como o Parma, pode ser que Cassano volte a brilhar como foi na Sampdoria. A um ano da Copa do Mundo, Cassano parece novamente distante da seleção. Vir para o Brasil em 2014 para defender a Itália parece um sonho distante para o talentoso jogador. Veja o lance do primeiro gol da Itália contra a Alemanha, na semifinal da Eurocopa. O atacante passa por Mats Hummels com facilidade para cruzar e Balotelli marcar. Será que esse Cassano é que irá para o Parma?

Cassano não teve uma boa temporada na Inter e agora vai para o Parma (AP Photo/Paolo Lazzeroni)
Cassano não teve uma boa temporada na Inter e agora vai para o Parma (AP Photo/Paolo Lazzeroni)
Cassano agora é jogador do Parma (Foto: divulgação)
Cassano agora é jogador do Parma. Vida nova? (Foto: divulgação)

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo