Árbitros não vazaram escala, afirma procurador

Não houve responsabilidade dos árbitros no vazamento da escala para a partida entre Napoli e Livorno, pela Série A italiana, segundo o procurador que conduziu a investigação. De acordo com a associação italiana de árbitros (AIA), Marcello Cardona “certificou-se de que os árbitros não tiveram nenhum contato com sujeitos estranhos e seguiram escrupulosamente os procedimentos normais”.
O ex-árbitro Pierluigi Collina, responsável pelas designações para os jogos do Campeonato Italiano, mudou a escala depois de o Livorno ter divulgado em seu site oficial, antes do anúncio oficial, a composição original do quarteto: o árbitro Daniele Orsato, os assistentes Massimiliano Rosi e Massimiliano Grilli e o quarto árbitro Massimiliano Velotto.
Collina, no cargo desde julho, pediu a abertura de investigação, já que os únicos cientes da escala deveriam ser os quatro árbitros e os responsáveis pela estrutura logística para o deslocamento dos designados.
Cardona arquivou o caso na AIA, já que sua jurisdição se restringe às atitudes dos árbitros, e enviou a documentação à procuradoria geral da federação italiana (FIGC) para um eventual inquérito futuro.
Leia mais:
Escala vaza, e Collina muda árbitro de jogo da Série A