Porque ex-Corinthians virou o favorito para salvar clube ameaçado da Premier League?
Wolverhampton demitiu o técnico Gary O'Neil neste domingo (15) e amarga a penúltima colocação no campeonato inglês
O Wolverhampton demitiu o técnico Gary O'Neil neste domingo (15) após a quarta derrota consecutiva do Wolves na Premier League.
No sábado (14), a equipe acabou superada pelo Ipswich Town por 2 a 1 em confronto direto contra o rebaixamento.
Sem tempo para lamentações em meio ao risco real de queda na Premier League, o clube inglês definiu o substituto para o cargo de treinador.
O português Vitor Pereira, ex-Corinthians e Flamengo, surgiu como favorito para assumir o cargo e já negocia sua transferência para a Inglaterra.
Atualmente no Al Shabab da Arábia Saudita, o técnico tem contrato com a equipe árabe até junho de 2025. Porém, o time inglês está disposto a pagar a multa rescisória para contar com o comandante.
Segundo o The Athletic, Vitor Pereira se animou com a proposta do Wolverhampton e está disposto a assumir o desafio de recuperar o clube na temporada.
Com apenas nove pontos em 16 jogos na Premier League, o Wolves é o penúltimo colocado na competição. A distância para o Leicester, primeiro time fora da zona de rebaixamento, já é de cinco pontos.
Por que Vitor Pereira deve ser o escolhido pelo Wolverhampton?
Ainda de acordo com o The Athletic, a fama de saber lidar com grandes jogadores e melhorar atletas em desenvolvimento foi chave para a escolha do português.
Outro fator que agradou à diretoria dos Wolves foi o lado disciplinador de Vitor Pereira e sua capacidade emocional de lidar com a pressão nos seus trabalhos, como foi, por exemplo, na sua vitoriosa passagem pelo Porto.
A “cereja do bolo” teria sido a vasta experiência do português em diferentes países – já atuou em Portugal, França, Brasil, China e agora Arábia Saudita – incluindo o fato de que Pereira fala muito bem o inglês, o que deve acelerar sua adaptação.
Vitor Pereira pode recuperar bom retrospecto de portugueses no Wolves
Nuno Espírito Santo e depois Bruno Lage ajudaram no processo de manutenção do do Wolverhampton na elite do futebol inglês com trabalhos longínquos.
O primeiro disputou 199 jogos pelos Wolves e ganhou o título da Championship na temporada 2017/2018. O segundo ficou 458 dias no clube, treinando a equipe por 51 jogos entre julho de 2021 e outubro de 2022.
Nesta época, o Wolverhampton fez boas campanhas na primeira divisão da Inglaterra, chegando a ficar em sétimo lugar em duas oportunidades.
Porém, nos últimos anos, os treinadores portugueses perderam um pouco de espaço no clube. Após Nuno Espírito Santo e Bruno Lage a equipe teve como comandantes dois ingleses (Steve Davies e Gary O'Neil) e um espanhol (Julen Lopetegui).
Sem vencer na Premier League desde a goleada diante do Fulham, em 23 de novembro, o Wolves terá mais um confronto direto contra o rebaixamento no próximo final de semana.
A equipe encara o Leicester no King Power Stadium. Vencer é fundamental para recuperar a confiança e se manter vivo na luta contra a degola.
Vitor Pereira pode impulsionar convocados pela seleção brasileira?
Caso concretize a negociação e se mude da Arábia Saudita para a Inglaterra, Vitor Pereira terá a sua disposição jogadores com passagens pela seleção brasileira.
André, João Gomes e Matheus Cunha acumulam convocações e podem usar de sua experiência internacional para ajudar na recuperação do Wolverhampton.
Inclusive, Matheus Cunha deve ser o pilar central de Vitor Pereira neste começo de trabalho. O ex-Atlético de Madrid é disparado o melhor jogador do time e se tornou o segundo em participações em gols na Premier League nas últimas dez partidas.
São seis gols e três assistências neste período. Se mantiver a boa forma, o brasileiro será importante na luta contra o rebaixamento na Premier League.