Inglaterra

Venda de Van Persie pode ser bom negócio

Van Persie e Rooney: agora eles são companheiros de time

Robin van Persie foi o grande jogador do Arsenal na temporada passada. Se não foi também o grande jogador da Premier League, esteve entre os três. Não é exagero dizer que, não fosse o holandês, os Gunners não teriam saído da lama em que se meteram para chegar em terceiro na liga. Isto dito, sua saída não será catastrófica para os londrinos, e Arsène Wenger começa a atual temporada mais forte do que começou a anterior. Por dois motivos.

O primeiro motivo é que o Arsenal, ao contrário do que fez em 2011, se reforçou, e se reforçou bem, antes de perder Van Persie. Podolski é excelente reforço, Giroud pode vir a ser um atacante de primeiro nível, mas é em Cazorla que mais se aposta. Não como substituto de Van Persie, mas como a figura de ligação entre o meio e o ataque que o time não vinha tendo desde que perdeu Fábregas e Nasri – ou pelo menos que não vinha tendo com a mesma qualidade. Como observa Amy Lawrence, do Guardian, os Gunners trocam um atacante por três jogadores ofensivos mais jovens.

Tá, mas não dava para pelo menos uma vez contratar bem e não vender ninguém? Claro que dava, ainda que se considere que Van Persie não queria ficar – Modric não quis ficar no Tottenham no ano passado, ficou e jogou muito. Se ficasse, porém, o holandês sairia de graça no final da temporada. Mais que isso, entretanto, o que os Gunners certamente levaram em conta é que, se teve uma temporada 2011/12 espetacular, em todas ou quase todas as temporadas anteriores o atacante sofreu contusões que o tiraram de campo ou por longos períodos ou em momentos importantes da temporada.

É uma aposta, claro. Van Persie atingiu no ano passado o mesmo nível dos melhores jogadores do mundo. Se se mantiver inteiro, fará uma parceria demolidora com Wayne Rooney, como poderia fazer com Cazorla, Giroud e Podolski. Wenger, porém, nunca pensa apenas no presente, e sabe que este arranjo seguraria o time por mais um ano em um modelo que teria de abandonar em breve. E que corria o risco de ficar sem o dinheiro e com o jogador no departamento médico o ano todo.

O Arsenal é mais forte do que era em 2011, mas é claro que o United é ainda mais poderoso. A saúde de Van Persie é que dirá quem mais se beneficiou com a transferência. Ainda assim, a aposta parece válida tanto para quem comprou como para quem vendeu.

 

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo