Inglaterra

Entenda por que uniforme da Inglaterra foi criticado pelo primeiro ministro

Nike 'recoloriu' a Cruz de São Jorge, que na bandeira da Inglaterra é vermelha sobre fundo branco, e gerou forte insatisfação do público

A seleção inglesa encara o Brasil neste sábado (23), a partir das 16h (horário de Brasília), em amistoso realizado no Estádio de Wembley. Apesar da grandeza do confronto, o jogo acabou ficando em segundo plano no noticiário esportivo britânico desta sexta-feira (22). O motivo? O polêmico novo uniforme da Inglaterra feito pela Nike. A peça tem recebido uma série de críticas por parte dos torcedores, e até Rishi Sunak, primeiro-ministro do país, se juntou à onda de insatisfação.

A polêmica gira em torno de uma mudança na Cruz de São Jorge, localizada na parte de trás da gola. O símbolo religioso, tradicionalmente vermelho e branco – como surge na bandeira da Inglaterra – deu lugar a uma combinação de azul, roxo e vermelho. Muitos consideraram a atitude uma afronta e descaracterização da bandeira nacional. Rishi Sunak se pronunciou sobre o caso e teceu críticas.

– Quando se trata das nossas bandeiras nacionais, não deveríamos mexer nelas. São uma fonte de orgulho, identidade, quem somos, e são perfeitas como estão – disse Sunak em entrevista à emissora britânica Sky News.

Qual foi a resposta da Nike sobre a polêmica?

No momento da divulgação das novas peças, a Nike atribuiu a mudança na cruz como “uma homenagem ao uniforme de treino da equipe inglesa vencedora da Copa do Mundo de 1966”, primeiro e único título mundial da história do país. Nos comentários da publicação nas redes sociais, diversos torcedores ingleses criticaram a atitude da empresa norte-americana.

Após a polêmica ter tomado grandes proporções, a Nike decidiu se manifestar. Em nota, a empresa ressaltou a parceria com a Federação Inglesa de Futebol (FA) e disse que não teve a intenção de ofender o povo inglês com a mudança na coloração da Cruz de São Jorge.

Veja o comunicado da Nike:

Somos um parceiro orgulhoso da FA desde 2012 e compreendemos o significado e a importância da Cruz de São Jorge e nunca foi nossa intenção ofender, dado o que significa para os adeptos ingleses. Juntamente com a FA, a intenção era celebrar os heróis de 1966 e as suas conquistas. O acabamento nos punhos é inspirado no equipamento de treino usado pelos heróis ingleses de 1966, com um gradiente de azuis e vermelhos com acabamento roxo. As mesmas cores também apresentam uma interpretação da bandeira na parte de trás da gola.

O que pensa a Federação Inglesa de Futebol?

Assim como a Nike, a FA não viu problemas no design da nova camisa da Inglaterra. Rebatendo as críticas de parte do público, a entidade responsável por todo futebol inglês defendeu a mudança na Cruz de São Jorge e defendeu o ato como uma homenagem à seleção campeã do mundo em 1966. A inspiração vem do uniforme de treino utilizado pelos jogadores da época, que apresentava detalhes coloridos.

Com intuito de apaziguar os ânimos, a FA frisou que a Cruz de São Jorge vermelha e branca segue representando a bandeira nacional e a mudança nas cores não pretende desrespeitar isso.

Estamos muito orgulhosos da Cruz de São Jorge vermelha e branca – a bandeira da Inglaterra. Entendemos o que isso significa para nossos torcedores e como ele une e inspira, e isso será exibido com destaque em Wembley amanhã – como sempre é – quando a Inglaterra enfrentar o Brasil

Quanto custa a nova camisa da seleção inglesa?

A nova camisa custa 125 libras para o torcedor inglês (aproximadamente R$ 785,00 na atual cotação). A seleção usará o uniforme na Eurocopa deste ano, com estreia no amistoso contra o Brasil, em Wembley, neste sábado (23).

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo