Único jogador a fazer gols nas seis primeiras divisões do Inglês, Elokobi balançou as redes para o acesso e o título no último jogo da carreira
Ex-jogador do Wolverhampton na Premier League, Elokobi deu um desfecho fantástico a uma carreira de muitas histórias nas seis divisões do Campeonato Inglês

Talvez você nunca tenha ouvido falar de George Elokobi, mas o zagueiro possui um recorde curioso no Campeonato Inglês. O zagueiro camaronês é o único jogador a ter marcado gols nas seis primeiras divisões do campeonato nacional, assim como na Copa da Inglaterra e na Copa da Liga. Aos 36 anos, Elokobi encerrou sua carreira nesse final de semana. A despedida não poderia ter sido mais incrível, para rechear mais seu currículo. O veterano marcou o primeiro gol na vitória por 2 a 1 do Maidstone United, que faturou o acesso com o resultado e também se coroou campeão da sexta divisão. Elokobi deixaria o campo aplaudidíssimo, numa guarda de honra feita pelas duas equipes.
Elokobi nasceu em Camarões e se mudou para a Inglaterra aos 16 anos, onde sua mãe fazia carreira após concluir os estudos. A intenção era de que o adolescente também estudasse no país e ele iniciou o ensino superior, mas demonstrou grande aptidão dentro dos gramados e iniciou a trajetória profissional no futebol em pouco tempo – seguindo o seu ídolo, Roger Milla. Os primeiros passos de Elokobi foram modestos, com o Dulwich Hamlet na non-league. Depois variou entre a terceira e a quarta divisão, até conquistar o acesso para a segundona com o Colchester. A partir de então, aos 20 anos, deslancharia.
Em 2007, Elokobi transferiu-se para o Wolverhampton e viveu momentos importantes com os Lobos, subindo à Premier League e sendo titular na primeira divisão por duas temporadas. Depois disso, iniciaria uma peregrinação que incluiu Nottingham Forest, Bristol City e Oldham Athletic. Em declínio, o veterano não se fez de rogado ao disputar a quinta divisão a partir de 2016, com 30 anos, por Braintree Town, Leyton Orient e Aldershot Town. Já em 2019, ele assinou sua transferência ao Maidstone United e vinha jogando a National League South, equivalente à sexta divisão.
Em sua terceira temporada na sexta divisão, Elokobi já vinha jogando menos com o Maidstone United. Na última semana, o zagueiro anunciou que esta seria a última temporada de sua carreira. E o adeus se prometia grandioso, considerando a situação de sua equipe na tabela, liderando a sexta divisão. Quis o destino que o zagueiro fizesse mais: marcou seu último gol pelo Campeonato Inglês, 14 no total, distribuídos pelas seis divisões. Ele abriu o placar contra o Hampton & Richmond Borough e permitiu que a festa se consumasse no quarto acesso registrado em sua carreira.
Por fim, veio o reconhecimento, aos 30 do segundo tempo. Após dar “meia volta olímpica” e se ajoelhar diante dos torcedores, Elokobi deixou o campo substituído. Estava cercado pelos companheiros das duas equipes, aplaudidíssimo enquanto se retirava do gramado pela última vez como profissional. O futebol também é apaixonante em histórias que passam despercebidas dos holofotes. E o que fez o camaronês, ao longo da carreira e no jogo final, é digno de tamanha admiração.
What a send off for a great player and an amazing person.
💛🖤
Thank you @georgeelokobi pic.twitter.com/4cXkDKMsh5
— Maidstone United (@maidstoneunited) May 9, 2022