Inglaterra

Após vaga na Champions, Unai Emery toma decisão sobre futuro no Aston Villa

Treinador colocou equipe inglesa na principal competição de clubes da Europa após 41 anos

O feito de Unai Emery ao classificar o Aston Villa para a Champions League teve o seu devido reconhecimento nesta segunda-feira (27), com o treinador espanhol de 52 anos renovando seu contrato por mais cinco anos. Desde a temporada 1982/1983, a equipe de Birmingham não sabia o que era disputar a principal competição de clubes do continente europeu, e conquistou a vaga após terminar a Premier League na quarta colocação.

A trajetória de Unai Emery no comando do Aston Villa justifica mais uma renovação de contrato do clube para com o treinador. O espanhol chegou ao time ainda em 2022. Na época, a equipe estava mal na tabela da Premier League, na 17ª colocação, e em um ótimo trabalho de recuperação, terminou a temporada em sétimo, garantindo vaga para a Conference League, levando a equipe a uma disputa de competição continental após 13 anos.

Em menos de um mês, o treinador espanhol elevou seu tempo de contrato com o Aston Villa duas vezes. Anteriormente, havia assinado contrato até 2027. Unai Emery também elogiou o clima no clube, a estrutura de trabalho oferecida, e a química apresentada entre a equipe e sua torcida. Em 100 jogos no comando da equipe, o espanhol conquistou 55 vitórias, 18 empates, sofrendo 27 derrotas.

— Estou muito feliz por dar este passo e pela responsabilidade de liderar este clube. Desde que vim para Villa com Wes e Nassef encontramos sempre o melhor ambiente e estrutura para desenvolver um projeto com a maior ambição. Há uma grande química no Aston Villa. E o elemento de apoio dos torcedores também faz a diferença para se sentir em casa. Estamos muito entusiasmados em continuar esta jornada sem limites para os nossos sonhos” — afirmou o treinador.

Presidente do Aston Villa comemora acerto com Unai Emery

Nassef Sawiris, presidente do Aston Villa, comemorou mais uma renovação de contrato de Unai Emery junto ao clube. A rápida ascensão da equipe sob o seu comando e a conquista da vaga para a Champions League, foram pontos considerados fundamentais para a manutenção do trabalho. Pensando no futuro e na experiência do espanhol em competições europeias, a diretoria do time de Birmingham sonha alto para alcançar cada vez mais espaço no cenário internacional.

— Estamos construindo algo especial aqui no Aston Villa com Unai no comando e estamos muito satisfeitos por ele (Unai Emery) assinar um novo contrato com o clube até 2029 — disse Nassef.

Unai Emery é tri-campeão da Liga Europa pelo Sevilla, campeão da Ligue 1, da Supercopa da França, da Copa da Liga Francesa e da Copa da França pelo PSG. Se notabilizou pelas conquistas com o time espanhol, e tem em vista alcançar cada vez mais destaque no Aston Villa, que ao que parece, quer retomar seu protagonismo no cenário inglês, e também no futebol inglês.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo